Monitoramento de Função e Métodos de Recuperação na Reabilitação de Jogadores de Tênis
Por Jiabao Yin (Autor), Zhi Yang (Autor), Yuhao Li (Autor), Liang Wang (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 28, n 6, 2022.
Resumo
Introdução
A lesão esportiva é uma lesão comum entre os tenistas profissionais, em comparação com outros esportes. Métodos atualizados de reabilitação podem acelerar a recuperação dos jogadores e garantir um retorno à atividade esportiva. Porém o monitoramento das práticas de reabilitação contemporâneas carece de relatórios atualizados.
Objetivo
Explorar o monitoramento da função e métodos de recuperação dos jogadores de tênis durante o treinamento de reabilitação após uma lesão.
Métodos
O tenista foi submetido a capsulotomia artroscópica da articulação do tornozelo esquerdo, remoção de corpo livre e sinovectomia. Foram monitorados a composição corporal do atleta, rotina sanguínea, bioquímica sanguínea, indicadores nutricionais e indicadores fisiológicos. Esses dados foram coletados antes, durante e ao final dos 4 meses (6-10 meses) de reabilitação após a operação.
Resultados
1 mês após a operação, o peso e a massa magra diminuíram significativamente, aumentando a porcentagem de gordura corporal; o ritmo cardíaco estático aumentou significativamente (P<0,05). 3 meses após a cirurgia, a massa magra do atleta aumentou significativamente para 43,7 kg, a porcentagem de gordura corporal caiu para 24,5% (P<0,05); a hemoglobina, o ferro sérico, a proteína total e a albumina melhoraram. Na reabilitação durante o mês de outubro, a rotina sanguínea e os índices bioquímicos do sangue foram normais; a frequência cardíaca em repouso, com carga mantida e de recuperação diminuiu significativamente (P<0,05).
Conclusão
Os tenistas devem começar o monitoramento das funções, treinamento de reabilitação e recuperação nutricional o mais rápido possível após uma cirurgia na articulação do tornozelo. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.