Resumo

Este artigo objetivou avaliar o Curso Online Aberto Massivo “histórias do futebol praticado por mulheres no Brasil”, pela ótica de seus concluintes, professores e estudantes de educação física brasileiros. Tratou-se de pesquisa qualitativa, com dados produzidos por questionário aberto e categorização das respostas encontradas. Foram identificadas as categorias avaliação, contribuições para a formação e para a atuação profissional. Avaliado positivamente, a identificação de virtudes e limitações foi acompanhada de sugestões para a melhoria do MOOC. Dentre as virtudes indicou-se a qualidade do conteúdo, acessibilidade e funcionalidade. Como limitações foram apontadas falhas técnicas e questões de funcionalidade. Os concluintes sugeriram aprimoramento dos meios de interação e respostas às questões avaliativas na plataforma, entre outras. A contribuição para a formação deu-se sob a forma de atualização profissional, formação para o combate ao preconceito de gênero, formação profissional. Como utilização dos conhecimentos apontou-se os espaços de atuação profissional, produção acadêmica e ações pessoais. Percebeu-se dificuldade de proposições que avançassem para a elaboração de planos de aulas. Conclui-se que a formação continuada a distância abre possibilidades para o tratamento do tema sendo os MOOC uma das formas possíveis para realizá-la, ainda que com melhorias a serem viabilizadas com vistas a favorece a interação entre os participantes.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Saren. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.

CORSINO, Luciano Nascimento; AUAD, Daniela. O professor diante das relações de gênero na educação física escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

DOWNES, Stephen What Connectivism Is. 2007. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2018.

FASSBINDER, Aracele Garcia de Oliveira; BARBOSA, Ellen Francine. Construção de projetos de aprendizagem para MOOCs. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas-SP: NIED-UNICAMP, 2018.

FERREIRA, Aline Fernanda. As tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de educação física: formação continuada em serviço de professores da rede pública. 2017. 196f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2017.

FERREIRA, Dirlene Almeida Elaboração, implementação e avaliação de um curso de formação continuada em educação em valores na modalidade EaD. 2018. 139f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2018.

GABARDO, Patrícia; QUEVEDO, Silvia Regina Pochman de; ULBRICHT, Vânia Ribas. Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem. Revista eletrônica de biblioteconomia, n. esp., 2, sem., p. 65-84, 2010.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2009.

GOTO, Melissa Midori Martinho. O impacto dos MOOCs (Massive Open Online Courses) nas instituições de ensino superior: um estudo exploratório. 2015. 213F. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

HOOPER EDUCACIONAL. Ranking por matrículas EaD em IES privadas. Disponível em: . Acesso em: 24 mar., 2019.

MARQUES, Paula Fogaça. Massive open course online: uma análise de experiencias pioneiras. 2015. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2015.

MOTA e SILVA. Eduardo Vieira Ensino da história e cultura afro-brasileira por meio do atletismo: contribuições de um curso de extensão a distância para professores de educação física. 2016. 137f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2016.

PARULLA, Cibele Duarte; COGO, Ana Luísa Petersen. MOOCs na área da saúde: organização, avaliação e potencialidades. Relatório de pesquisa de iniciação científica. UFRGS, 2015.

PIMENTEL, Fernanda Cruvinel; LAZAROTTI FILHO, Ari; HUNGARO, Edson Marcelo; MASCARENHAS, Fernando Formação de professores de educação física a distância: a experiência da Universidade de Brasília. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 55-69, nov., 2014.

SICILIANI, Igor Dorneles Schoeller. Elaboração, aplicação e avaliação de um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) interdisciplinar entre física e matemática. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016.

SILVA, José Augusto Ramos; BERNARDO JUNIOR, Ronaldo; OLIVEIRA, Fátima Bayma de. Abandono e conclusão de alunos inscritos em cursos MOOC. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. Anais [...] Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2018.

SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani de Lorenzi Educação física, formação de professores e educação a distância (EaD): investigando a produção do conhecimento no âmbito das ciências do esporte. Pensar a prática, v. 20, n. 1, p. 61-75, jan./ mar., 2017.

SILVEIRA, Juliano. Educação (física) na cultura digital: formação continuada com professores de escolas públicas de Santa Catarina na modalidade EaD. 2018. 365f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2018.

THOMAS, Jerry; NELSON, Jack; SILVERMAN, Stephen. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012.

VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida A EaD nas políticas de formação continuada de professores. 2011. 256f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2011.

Acessar