Motivação de Atletas Escolares dos VII Jogos da Amizade: Um Estudo com o Colégio Militar de Santa Maria, RS
Por Tatiane Minuzzi (Autor), Kelly Christine Maccarini Pandolfo (Autor), Cati Reckelberg Azambuja (Autor), Rafaella Righes Machado (Autor), Daniela Lopes dos Santos (Autor).
Em Cinergis v. 16, n 2, 2015. Da página 132 a 135
Resumo
A motivação é um processo intencional dirigido a uma meta e é determinada por fatores individuais, sociais, ambientais e culturais e definida por nível de autodeterminação resultando em três diferentes tipos: intrínseca, extrínseca e amotivação. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo verificar o nível de motivação de atletas escolares, participantes dos VII Jogos da Amizade dos colégios militares do Brasil, 2013. Método: utilizou-se, como método de coleta de dados, a escala de motivação para o esporte (SMS-BR). Os resultados foram tabulados e tratados na forma de estatística descritiva. Resultados: os resultados mostraram que houve maior índice na motivação intrínseca (MI), sobretudo na dimensão regulação de experiências estimulantes (MI-EE). Considerações Finais: conclui-se, que a motivação dos atletas escolares que disputaram os Jogos da Amizade apresentaram bons níveis motivacionais e que, além da busca pelo melhor resultado, houve a satisfação em estar participando da atividade, de forma voluntária e prazerosa.