Motivação de Crianças e Adolescentes Praticantes de Esportes em Projetos de Inclusão Social do Rio de Janeiro
Por Darla de Carvalho Barreto (None), Rodrigo Silva Perfeito (None), Darla de Carvalho Barreto (Autor), Rodrigo Silva Perfeito (Autor).
Em Motrivivência v. 30, n 53, 2018. 18 Páginas.
Resumo
O objetivo desta pesquisa visa analisar o efeito do clima motivacional e comportamental criado pelos professores de um projeto de inclusão social (PIS) por meio do esporte sobre a orientação de vida de seus alunos. Para esta análise foi utilizado o TEOSq aplicado em 42 jovens de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 17 anos, que participam dos PIS oferecidos pela Secretaria de Esporte e Lazer de São João de Meriti e sua Vila Olímpica, nas modalidades de dança, futebol, jiu-jítsu e vôlei. Estes 42 foram classificados em dois grupos: iniciantes, até seis meses de prática, e veteranos, acima de seis meses até setenta e dois meses de prática. Os resultados obtidos sugerem que não houve diferença relevante entre as sub-escalas ego-tarefa dos grupos; concluindo que os PIS aparentam não influenciar os indivíduos na construção de valores, como prevenção da adesão a criminalidade a que são expostos.