Motivação de Mulheres Para Ginástica em Academia - Aproximações e Distanciamentos Entre Dois Grupos Distintos
Por Ana Paula Hossel Garcia (Autor), Alexandre Scherer (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 4, n 1, 2019.
Resumo
Por volta dos anos de 1980 a ginástica aeróbica se tornou a grande febre das mulheres nas academias de todo o mundo e, desde então, segue sendo a atividade mais procurada por mulheres nas academias de ginástica (Frazão & Coelho, 2015). Para os gestores deste ramo é importante identificar os estímulos que levam as pessoas a aderirem a uma modalidade, por isso seria interessante conhecer as motivações de seus praticantes. Pesquisar, então, o que motiva as clientes na busca e permanência de qualquer exercício físico ofertado, traz às academias a possibilidade de conquistar e fidelizar sua clientela, assim como direcionar melhor seus recursos. Este estudo de caso sucedeu-se em uma academia do interior do estado do Rio Grande do Sul e teve como questão norteadora a existência de diferenças de motivação entre mulheres pagantes para a prática de ginástica em academia e de mulheres que não pagam por esse serviço, subsidiado por uma empresa multinacional do ramo agrícola. Como objetivos, buscou-se compreender a motivação de mulheres para a prática de ginástica de forma paga ou gratuita; identificar o significado da ginástica em academia para as alunas; identificar os fatores sociais que motivam e desmotivam a prática e a preferência de modalidades de ginástica aeróbica ou localizada pelas alunas. Foram utilizadas a observação não participante e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. A categorização das informações e a triangulação de dados foram as estratégias que orientaram a análise e interpretação do estudo. Os resultados observaram razões diferentes para a prática da ginástica em academia: o grupo gratuito aponta o poder da socialização da ginástica e o grupo pagante aponta os resultados estéticos por ela proporcionados, sendo que a ginástica aeróbica promove a socialização e a descontração do grupo, enquanto a ginástica localizada promove benefícios fisiológicos estéticos que o grupo pagante busca. Foi possível identificar o discernimento e o entendimento das alunas entrevistadas em ambas as modalidades acerca dos benefícios diferentes com relação à atividade. Em comum, os dois grupos trazem a preocupação com a saúde. Concluiu-se que a motivação para a prática da ginástica em academia é dada de formas diferentes para os dois grupos, o que deve ser levado em consideração pelas academias e espaços públicos no momento de lhes oferecer atividades