Resumo

A (Des)seriação, proposta de estruturação das turmas para Educação Física do Ensino Médio, baseada na Teoria da Autodeterminação, foi elaborada com o intuito de motivar os estudantes para as aulas. Neste estudo, do tipo misto, discentes do Ensino Médio em 2012, 2014, 2015 e 2016, responderam ao questionário Bem Estar Discente na Educação Física acrescido de uma questão aberta. A análise por estatística descritiva e comparação entre grupos revelou que a motivação intrínseca dos estudantes não apresentou diferenças estatisticamente significativas, mas modificou a auto percepção das Necessidades Psicológicas Básicas. Já a análise de conteúdo apresentou visão negativa dos estudantes (54,6%) relacionada aos Aspectos estruturais do projeto. A crítica relacionada às turmas pares e impares, em 2016, pode ter engessado as escolhas dos alunos e os distanciado de seus objetivos ou interesses, trazendo descontentamento e prejudicando a frequência/permanência discente nas aulas de Educação Física.

Referências

BALBINOTTI, Marcos Alencar; CAPOZZOLI, Carla Josefa. Motivação à prática regular de atividade física: um estudo exploratório com praticantes em academias de ginástica . Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, n. 1, p. 63-80, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16683 Acesso em: 19 de out. de 2016. https://doi.org/10.1590/S1807-55092008000100006

BALBINOTTI, Marcos Alencar; BARBOSA, Marcus Levi; BALBINOTTI, Carlos Adelar; SALDANHA, Ricardo. Motivação à prática regular de atividade física: um estudo exploratório. Estudos de Psicologia (Natal), v. 16, n. 1, p. 99-106, 2011. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2011000100013

BERGMANN, Laura; LETTNIN, Carla. Panorama da Educação Física Escolar de Porto Alegre no ensino médio: Estrutura e funcionamento. Cadernos do Aplicação/UFRGS, v. 24, n. 2, p. 439, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/35471/23025 Acesso em: 20 de outubro de 2013. https://doi.org/10.22456/2595-4377.35471

BERLEZE, Adriana; VIEIRA, Lenamar; KREBS, Ruy. Motivos que levam crianças para a prática de atividades motoras na escola. Revista da Educação Física/UEM, v. 13, n. 1, p. 99–107, 2002. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfisv13n1p99-107

BRANDOLIN, Fábio; KOSLINSKI, Mariane; SOARES, Antônio Jorge. A percepção dos alunos sobre a Educação Física no Ensino Médio. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 4, p. 601-610, 2015. https://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i4.29836

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 09 de ago. de 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em 5 de jan. de 2018.

COUTO, Cremilda. Escola em ciclos: o desafio da heterogeneidade na prática pedagógica. In: Reunião Anual da ANPED, 32, 2009, Caxambu/MG. Anais eletrônicos... Caxambu/MG: ANPED, 2009. Disponível em: http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT13-5366--Int.pdf. Acesso em: 05 de março de 2012.

CRESWELL, John; PLANO CLARK, Vick. Pesquisa de métodos mistos. 2ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004. https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000100006

EINSFELDT, Rafaella; LETTNIN, Carla. La (Des)seriación en Educación Física: uma propuesta de aceptación a estudiantes de Escuela Media. Lecturas: Educación Física Y Deportes, v. 23, n. 245, p. 34-48, 2018. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/645. Acesso em: 09 de Dezembro de 2018.

FONSECA, Denise; MACHADO, Roseli. Educação Física: (re)visitando a Didática. Porto Alegre: Sulina, 2015.

GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.

LEITÃO, Marcelo; SILVESTRE, Mirian; BEZERRA, Manuel; LACERDA, Yara. Implicações sociais e autonomia em educação física escolar: uma abordagem construtivista do movimento. Revista brasileira de ciência e movimento. v. 19, n. 03, p. 76-85, 2011. http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v19i3.1881

LETTNIN, Carla. (Re)pensando a estrutura funcional da Educação Física para o Ensino Médio com o intuito de atender a diversidade. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, Edição Especial, v. 7, n. 1, p. 646- 657, 2012.

LETTNIN, Carla. (Des)seriação da Educação Física no ensino médio como proposta de contribuições à saúde: visão de alunos e professores. Orientador: Dr. Claus Dieter Stöbaus. 2013. 232 f. TESE (Doutorado) – Curso de Educação, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/5845/1/000457921-Texto%2bCompleto-0.pdf. Acesso em: 15 de setembro de 2015.

LETTNIN, Carla; DAVOGLIO, Tárcia; STÖBAUS, Claus; CID, Luis. Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas em Educação Física (QNPB-EF): validação preliminar brasileira. In: II Congresso Íbero-Americano / III Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, Actas... Faro- PT: UAlg, v. 1, p. 1-12, 2013. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8599/2/questionario_de_necessidades_psicologicas_basicas_em_educacao_fisica_qnpb_ef_validacao_preliminar_brasileira.pdf. Acesso em: 18 de outubro de 2015.

LETTNIN, Carla; JESUS, Saul; STOBÄUS, Claus. A Educação Física em direção ao bem-estar discente: reflexões de professores e graduandos portugueses sobre a (des)seriação no Ensino Médio. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 17, n. 175, 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd175/a-educacao-fisica-sobre-a-des-seriacao-no-ensino-medio.htm. Acesso em: 05 de agosto de 2015.

LETTNIN, Carla Avaliação do bem-estar discente na Educação Física: construção de um instrumento preliminar. In: II Congresso Íbero-Americano/III Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde. Actas... Faro-PT: UAlg, p. 1- 15, 2013.

MINAYO, Maria. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, Roque. Uma experiência de pesquisa coletiva: Introdução à análise de conteúdo. In: GRILLO, Marlene C.; MEDEIROS, Marilú F. (Orgs). A construção do conhecimento e sua mediação metodológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.

MOUTÃO, João; ALVES, Susana; CID, Luis. Contributo da teoria da autodeterminação na predição da vitalidade e adesão ao exercício físico. Revista Gymnasium- edição especial - XII Jornadas Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, v. 3, n. 1, p. 13-34, 2012. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/gymnasium/article/view/2537. Acesso em: 12 de maio de 2019.

NTOUMANIS, Nikos. A prospective study of participation in optional school psysical education using a self-determination theory framework. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 97, n. 3, p. 444-453, 2005. http://dx.doi.org/10.1037/0022-0663.97.3.444

PAIS-RIBEIRO, José. A importância da qualidade de vida para a psicologia da saúde. In: CRUZ, José; JESUS, Saul N. de; NUNES, Cristina. (Coord.). Bem-estar e qualidade de vida: contributos da psicologia da saúde. Portugal: Textiverso, 2009.

PIZANI, Juliana; BARBOSA-RINALDI, Ieda; MIRANDA, Antonio Carlos; VIEIRA, Lenamar. (Des)motivação na Educação Física escolar: Uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Maringá, v. 38, n. 3, p. 259-266, 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.010

RYAN, Richard; DECI, Edward. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development and well-being. American Psychologist, Washington, v. 55, n. 1, p. 68-78, 2000a. https://doi.apa.org/doi/10.1037/0003-066X.55.1.68

RYAN, Richard Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary Educational Psychology, San Diego, v. 25, p. 54-67, 2000b. https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020

RYAN, Richard Active human nature: Self-determination theory and the promotion and maintenance of sport, exercise and health. In: HAGGER, Martin; CHATZISARANTIS, Nikos. (Eds.). Intrinsic motivation and self-determination in exercise and sport. Champaign-Illinois: Human Kinetics, 2007.

SILVA, Glauber; BERGAMASCHINE, Rogério; ROSA, Marcela; MELO, Carolina; MIRANDA, Renato; BARA FILHO, Maurício. Avaliação do nível de atividade física de estudantes de graduação das áreas saúde/ biológica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 13, n. 1, p. 39–42, 2007. https://doi.org/10.1590/S1517-86922007000100009

SILVA, Rodrigo; MATIAS, Thiago; VIANA, Maick; ANDRADE, Alexandro. Relação da prática de exercícios físicos e fatores associados às regulações motivacionais de adolescentes brasileiros. Motricidade, v. 8, n. 2, p. 8-21, 2012. https://dx.doi.org/10.6063/motricidade.8(2).708

VAN DER KAAP-DEEDER, Jolene; DE HOUWER, Jan; HUGHES, Sean; SPRUYT, Adriaan; VANSTEENKISTE, Maarten. The development and validation of an implicit measure of competence need satisfaction. Motivation and Emotion, v 42, p. 615–637, 2018. https://doi.org/10.1007/s11031-018-9685-3

Downloads

PDF/A

Publicado

2021-03-03

Edição

v. 33 n. 64 (2021)

Seção

Artigos Originais

Licença

Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:

a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,

b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),

c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.

Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).

Acessar