Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar componentes referentes a motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física do terceiro ano do ensino médio, analisando possíveis diferenças entre meninos e meninas. A pesquisa foi realizada com 119 alunos (17,3 ± 0,9 anos), sendo 81 do sexo feminino (68,1%) e 38 do sexo masculino (31,9%), do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Mariana/MG. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado por KOBAL (1996), referente a motivação intrínseca e extrínseca. Foi utilizado o teste não-paramétrico de Mann-Whitney, sendo adotado nível de significância 5%. Os resultados demonstraram que, quanto a motivação intrínseca, os meninos apresentaram mais motivados do que as meninas porque gostam de atividades físicas, sentem mais prazer e gostam de aprender novas habilidades. Além disso, os meninos gostam mais das aulas quando se dedicam ao máximo a atividade e quando sentem prazer. Por outro lado, as meninas não gostam das aulas quando exercitam pouco. Quanto à motivação extrínseca, os meninos participam da aula porque aumenta o seu rendimento, gostam mais das aulas do que as meninas quando o professor reconhece sua atuação, se sentem integrados ao grupo e quando se saem melhor que seus colegas. Diante das diferenças verificadas entre os sexos masculino e feminino, pode-se considerar que os meninos estão mais motivados que as meninas para a prática das aulas de Educação Física e que os alunos são mais motivados de forma intrínseca.

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