Motivação dos Graduandos de Enfermagem: Adoção de Tecnologias Educacionais e Conhecimento Aplicável
Por Raquel de Abreu Barbosa de Paula (Autor), José Lucio Martins Machado (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução. Estudos trabalham na perspectiva de estratégias inovadoras de ensino. Este estudo justifica-se pelo fato do estudante de enfermagem ainda estar inserido no contexto de ensino tradicional de transmissão de conteúdos.Objetivo principal. Elaborar um projeto de intervenção voltado para reflexão e aperfeiçoamento que poderá fornecer caminhos para adequação e renovação no currículo, na formação e desempenho dos docentes no curso de enfermagem, com ações que fortaleçam o processo ensino-aprendizagem. Métodos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e correlacionai, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu mediante envio de questionário, por meio eletrônico, para 232 alunos na primeira coleta e para 200 alunos durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), do curso de graduação em enfermagem, da Faculdade do Litoral Sul Paulista, em Praia Grande - SP. Todos fizeram a leitura e estavam de acordo com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de forma remota via online. O instrumento foi elaborado com dados gerais sobre o aluno e Escala de Motivação Acadêmica (EMA), elaborada por Vallerand e cols (1992) traduzida e validada no Brasil por Sobral (2003). Para análise dos dados, foi construído um banco de dados na planilha do aplicativo Microsoft Excel 2010. Procedimentos estatísticos foram efetuados para configurar a validade interna e externa, incluindo análises de correlação entre componentes da EMA. A avaliação da motivação dos estudantes, foi realizada pela Escala de Motivação Acadêmica, com o cálculo de um escore para cada Motivação avaliada, por meio da média e desvio padrão. O projeto de pesquisa aprovado sob o número CAAE: 25853819.7.0000.5510 no Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados. Conclusão. Os dados deste estudo permitiram concluir que os estudantes pesquisados estão motivados, porém, no modelo de ensino tradicional de transmissão de conteúdos. Enfatiza-se a necessidade de um Projeto de Intervenção e realização de estudos subsequentes para avaliar o acompanhamento da motivação acadêmica ao longo do curso e dos resultados obtidos após realização da intervenção proposta.