Resumo

Introdução. Estudos trabalham na perspectiva de estratégias inovadoras de ensino. Este estudo justifica-se pelo fato do estudante de enfermagem ainda estar inserido no contexto de ensino tradicional de transmissão de conteúdos.Objetivo principal. Elaborar um projeto de intervenção voltado para reflexão e aperfeiçoamento que poderá fornecer caminhos para adequação e renovação no currículo, na formação e desempenho dos docentes no curso de enfermagem, com ações que fortaleçam o processo ensino-aprendizagem. Métodos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e correlacionai, com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu mediante envio de questionário, por meio eletrônico, para 232 alunos na primeira coleta e para 200 alunos durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), do curso de graduação em enfermagem, da Faculdade do Litoral Sul Paulista, em Praia Grande - SP. Todos fizeram a leitura e estavam de acordo com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de forma remota via online. O instrumento foi elaborado com dados gerais sobre o aluno e Escala de Motivação Acadêmica (EMA), elaborada por Vallerand e cols (1992) traduzida e validada no Brasil por Sobral (2003). Para análise dos dados, foi construído um banco de dados na planilha do aplicativo Microsoft Excel 2010. Procedimentos estatísticos foram efetuados para configurar a validade interna e externa, incluindo análises de correlação entre componentes da EMA. A avaliação da motivação dos estudantes, foi realizada pela Escala de Motivação Acadêmica, com o cálculo de um escore para cada Motivação avaliada, por meio da média e desvio padrão. O projeto de pesquisa aprovado sob o número CAAE: 25853819.7.0000.5510 no Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados. Conclusão. Os dados deste estudo permitiram concluir que os estudantes pesquisados estão motivados, porém, no modelo de ensino tradicional de transmissão de conteúdos. Enfatiza-se a necessidade de um Projeto de Intervenção e realização de estudos subsequentes para avaliar o acompanhamento da motivação acadêmica ao longo do curso e dos resultados obtidos após realização da intervenção proposta. 
 

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