Motivação em Escolares do Ensino Médio em Relação às Aulas de Educação Física
Por Luana Pereira da Costa Fernandes (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 4, n 4, 2014.
Resumo
A motivação é um importante fator para o sucesso do processo de ensino aprendizado. O ensino não acompanhou a sociedade que esta em constante mudanças e tem uma gama muito grande de informações para os jovens que ainda estão em processo de formação e muitas vezes acabam desviados dos objetivos escolares. A motivação tem como finalidade estimular os alunos aos estudos. O presente trabalho teve como objetivo verificar a motivação em escolares do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de educação em Minas Gerais. Este trabalho apresenta um estudo descritivo de corte transversal com análise dos dados com abordagem quantitativa. Para a realização da pesquisa de campo, foi utilizado um questionário para avaliar a motivação intrínseca e extrínseca, instrumento este validado por Kobal (1996). Para analise dos dados, utilizou-se o programa estatístico SPSS 20.0 para Windows. Na análise de dados foram verificadas as médias e percentuais (análise quantitativa) através do Teste-t para amostras independentes. A motivação para o sexo feminino é maior que para o sexo masculino intrinsecamente e a motivação extrínseca é equivalente para ambos os sexos. Sugere-se que a motivação deve ser observada a todo momento pelo professor nas aulas de Educação Física para que o processo de ensino se torne mais eficaz.