Motivação esportiva, autoestima, autoeficácia e estilo parental numa amostra de adolescentes esportistas profissionais do Inder Envigado, Colômbia
Por Olena Klimenko (Autor), Juan Esteban Acevedo Londoño (Autor), Juan Sebastián Ríos Botero (Autor), John Fredy Londoño López (Autor).
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo quantitativo e descritivo, no qual foram utilizados métodos não experimentais, com o objetivo de descrever a motivação esportiva, a autoestima, a autoeficácia e o estilo parental numa amostra de 119 esportistas do Instituto de Deporte, Recreación y Aprovechamiento del Tiempo Libre (Inder Envigado), Colômbia. Foram utilizados o questionário de autoestima de Rosenberg (1965), a escala de autoeficácia de Baessler e Schwarzer (1996), a escala de avaliação do estilo parental de Oliva Delgado et al. (2007) e a escala de motivação esportiva de López (2000). Os resultados indicam uma correlação positiva entre a autoestima e a motivação intrínseca de autossuperação (r (117) = 0,22, p < 0,05); entre a autoestima e a motivação intrínseca ao cumprimento (r (117) = 0,24, p < 0,05); e entre a autoeficácia e a motivação esportiva geral (r (117) = 0,23, p < 0,05). O total do estilo parental se correlacionou positivamente tanto com a motivação intrínseca de autossuperação (r (117) = 0,23, p < 0,05) quanto com a motivação intrínseca ao cumprimento (r (117) = 0,19, p < 0,05). Constatou-se que as características de promoção de autonomia, afeto e comunicação, revelação e humor têm uma incidência positiva para a motivação esportiva nos adolescentes.