Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo quantitativo e descritivo, no qual foram utilizados métodos não experimentais, com o objetivo de descrever a motivação esportiva, a autoestima, a autoeficácia e o estilo parental numa amostra de 119 esportistas do Instituto de Deporte, Recreación y Aprovechamiento del Tiempo Libre (Inder Envigado), Colômbia. Foram utilizados o questionário de autoestima de Rosenberg (1965), a escala de autoeficácia de Baessler e Schwarzer (1996), a escala de avaliação do estilo parental de Oliva Delgado et al. (2007) e a escala de motivação esportiva de López (2000). Os resultados indicam uma correlação positiva entre a autoestima e a motivação intrínseca de autossuperação ((117) = 0,22, < 0,05); entre a autoestima e a motivação intrínseca ao cumprimento ((117) = 0,24, p < 0,05); e entre a autoeficácia e a motivação esportiva geral ((117) = 0,23, p < 0,05). O total do estilo parental se correlacionou positivamente tanto com a motivação intrínseca de autossuperação ((117) = 0,23, p < 0,05) quanto com a motivação intrínseca ao cumprimento ((117) = 0,19, p < 0,05). Constatou-se que as características de promoção de autonomia, afeto e comunicação, revelação e humor têm uma incidência positiva para a motivação esportiva nos adolescentes.

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