Resumo
Até há pouco tempo, a Ginástica Artística (GA) era uma modalidade esportiva conhecida e praticada por uma minoria no Brasil, situação que vem sendo ligeiramente alterada devido a popularidade das conquistas internacionais de nossos ginastas. Este fato parece estar aumentando o interesse das crianças pela GA gradativamente. A motivação é tema de destaque nos estudos da área do Esporte. Assim, o conhecimento e a compreensão de aspectos que motivam a prática de GA formativa podem auxiliar os profissionais a desenvolver um trabalho cada vez mais atraente e estimulador, bem como tornar a experiência mais significativa e prazerosa aos praticantes, minimizar problemas de desistências e incentivar a massificação da modalidade. A partir de entrevistas com meninas praticantes entre 11 e 17 anos de idade e seus respectivos professores, investigamos a motivação dessas jovens para a prática da GA nas escolas e as estratégias dos professores para estimular e manter esse interesse. Verificamos que há um conjunto de motivos que incentivam o ingresso e a permanência na modalidade, o qual tem origem intrínseca ou extrínseca. As estratégias motivacionais dos professores se mostraram relativamente eficientes. Entretanto, sugerimos que fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos sejam considerados e que a comunicação entre alunas e professores seja intensificada a fim de atender às necessidades e expectativas das praticantes