Motivação para a prática do futsal na escola uma revisão integrativa da literatura
Por Edson Antonio Cardoso (Autor), Georgino Jorge de Souza Neto (Autor).
Resumo
A motivação é um fator crucial para o engajamento e a participação dos estudantes em atividades físicas, incluindo a prática de esportes, como o futsal, na escola. O presente projeto de revisão de literatura teve como objetivo analisar a motivação para a prática do futsal na escola. Através de uma revisão da literatura existente, buscou-se compreender os principais fatores que influenciam na motivação dos estudantes para participar das aulas de futsal na escola. A revisão abordou estudos e teorias relevantes relacionados à motivação intrínseca e extrínseca, necessidades psicológicas básicas, teoria da autodeterminação, teoria da expectativa-valor, entre outros conceitos relevantes. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Através de uma leitura na íntegra dos artigos elegíveis a pesquisa, foi possível chegar a 06 publicações, onde eles continham conteúdo em conformidade com a proposta deste estudo. Conclui-se que a motivação dos estudantes pode variar ao longo do tempo, por isso é importante estar atento e adaptar as aulas para mantê-los engajados. Portanto compreender esses fatores e a criação de estratégias pedagógicas mais efetivas para incentivar a participação dos estudantes nessa atividade pode gerar um maior entusiasmo com a prática do futsal na escola.
Referências
APOLINÁRIO, M.R.; et al. Fatores motivacionais em uma academia de musculação em São José do Rio Pardo/SP. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. v. 18, n. 2, p. 101-107, jun. 2019.
BEZERRA, M. A. A.; et al. Motivação para prática desportiva de adolescentes escolares. Brazilian Journal of Development, [S.L.] v. 5, n. 11, p. 22685–22694, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n11-002. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4257. Acesso em: 02 out. 2023.
COELHO E.; MACHADO J.M.; SCHUTZ E. dos S.F. Fatores motivacionais para a prática de futsal e futebol por crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v. 13, n. 55, p. 604-614, jan./dez. 2021.
DURÃES JUNIOR, J. DOS R. L.; CARNEIRO, A. L. G.; RODRIGUES, V. D.; SOARES, W. D. Prática de futsal entre adolescentes no ensino médio: uma revisão integrativa da literatura. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v. 15, n. 61, p. 110-116, fev. 2023.
DUTRA, G.; ALCÂNTARA, C.H.; SANTANA, I.A.P.; TURNES, T. Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v.11, n.45, p.483- 489, jan./dez. 2019.
GULA, J.N.; MATTES, V.V.; PALUDO, A.C.; SILVA, M.P.; TARTARUGA, M.P. Perfil motivacional e estado de humor em corredores de rua integrantes de grupos de corrida. ConScientiae Saúde. V. 18. n. 4, p. 444-454, jun. 2020.
MARTINS, R. M.; ILHA, F. R. da. S. A importância da prática do futsal na frequência escolar e na motivação dos alunos de uma escola especial. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e191985540, 2020.
MORAES, J. F. V. N. de; et al. Fatores motivacionais de jovens para a prática do futsal. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 12, n .49, p. 498-501, 2020.
OLIVEIRA, V.M.; BRASIL, M.R.; MATTES, V.V.; SILVA, S.R. da. Nível motivacional para a prática esportiva em escolares: fatores de influência. Educación Física y Ciencia. v. 22, n. 3, p. e133, 2020.
OLIVEIRA, V. M. de; et al. A motivação para a prática desportiva em escolares: implicações entre ensino diurno e noturno. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 36, p. e36173260, 2022.
RIZZO, D.T. de S.; NASCIMENTO, N.C. do; MELO, R.Z. de. A escola e o futsal feminino: uma questão de inclusão social. Lecturas: Educación Física y Deportes. v. 26, n. 283, p. 64-79, 2021.
SANTOS, M.A.G.N. dos; SANTOS, A. da. S.; LIMA, M.P. de.; PEREIRA, M. Fatores motivacionais para a prática esportiva em adolescentes do ensino médio. Educação Física e Ciências do Esporte: Uma Abordagem Interdisciplinar, v. 2, n. 1, p. 249-258, 2021.
SILVA FILHO, A.V.; SILVA, C.A.; RODRIGUES, A.L.P. Aspectos motivacionais envolvidos na prática regular de treinamento personalizado em academias de Fortaleza-CE. RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. v. 13. n. 86. p. 971-98, nov./dez, 2019.
SIMÕES NETO, J.C.; OLIVEIRA, T.E.L. de. Motivação de adolescentes do ensino médio à prática esportiva. Biomotriz, v. 14, n. 1, p. 76-85, 2020.
SQUARCINI, C.F.R.; SILVA, R.B.; MOREL, M. Fatores Motivacionais para prática de futebol por adolescentes: um estudo de caso. RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. v. 11. n. 45. p. 455-461, abr. 2019.