Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a motivação por meio de uma perspectiva multifatorial, para isso foi utilizado dados qualitativos e quantitativos através da Teoria da Autodeterminação. Para tal, foram coletados níveis de motivação em 318 estudantes atletas universitários de ambos os sexos, com média de 21.93 anos de idade, tempo de prática em semestre de 5.25 e horas treinadas por semana, em média, de 4.41 horas. Dentre as análises a) a motivação autodeterminada apresentou valores altos comparados à controlada e amotivação; b) não foram encontradas correlações significativas isoladas entre os preditores; c) os principais motivos da prática estão relacionados ao prazer, saúde, rendimento e socialização; d) em análise conjunta entre os preditores, a maior dedicação dos estudantes atletas foi associada com a motivação intrínseca; e) a regulação externa foi associada com a formação e o tempo de prática; f) a regulação introjetada com horas semanais; e g) a regulação integrada com a IES. Além disso h) foi observada diferenças estatisticamente significativas nas medianas entre modalidades na regulação integrada; na regulação externa i) com sexo; e j) situação acadêmica. Para além disso, os dados mostraram o continuum da motivação, discutindo uma pequena lacuna científica no esporte universitário.

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