Motivação e Portadores de Deficiência: Uma Perspectiva nas Escolas de Ensino Especial de Montes Claros
Por Leonardo Ferreira Machado (Autor), Ricardo Mayolino (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Estima-se que 15% da população nos países subdesenvolvidos são
Portadoras de Deficiências (PD’s), o que equivale a mais ou menos 27
milhões de PD’s no Brasil. Com um número tão representativo de PD’s e
ainda com tão alta expressividade em esportes de rendimento,tomando
por referência as paraolimpíadas, os vários aspectos do treinamento
desportivo, físico, técnico, tático e por fim o psicológico deveriam ter um
enfoque mais apurado. Objetiva-se com este artigo estudar um dos aspectos
psicológicos tidos como fundamentais no treinamento psicológico de
qualquer atleta; a motivação. Para tal, foram aplicados questionários
estruturados a alunos PD’s nas escolas de ensino especial de Montes Claros
q u e c o m p e t i s s e m e m a l g u m a m o d a l i d a d e e s p o rt iva , e q u e n ã o
apresentassem algum tipo de comprometimento cognitivo. Com isso
esperava-se diagnosticar o fator motivador dos PD’s das escolas especiais
de Montes Claros na prática de um esporte competitivo.Concluiu-se, então,
que os PD’s das escolas especiais de Montes Claros são motivados por
f atore s int e rnos, q u e s u a mot iva ç ão é int r íns e c a , de forma que os
profissionais que com eles trabalham na preparação desportiva pouco
podem fazer com relação aos aspectos motivacionais. Sugere-se que outros
estudos neste sentido, sejam feitos para se discutir melhor a respeito do
que motiva os PD’s a praticarem um esporte de competições.Fazendo isso,
poder definir parâmetros para se trabalhar com a motivação com tais
indivíduos.