Resumo
A Educação Física é uma disciplina obrigatória na escola que pode contribuir, dentre outros aspectos, com a qualidade de vida dos estudantes. Observa-se que a participação nas aulas é baixa e um dos motivos para a ausência, relatados pelos estudantes, é o estilo de ensino do professor. Essa tese teve como objetivos: a) descrever o ambiente escolar em relação à quantidade e qualidade dos espaços físicos e materiais para as aulas de educação física e verificar se ele varia de acordo com o tipo de escola (regular versus referência); b) realizar a adaptação transcultural e avaliar a reprodutibilidade do Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ) para o Brasil; c) avaliar a mudança na motivação para as aulas de educação física dos professores e estudantes após a capacitação dos professores em estilos de ensino. O estudo inicial foi um estudo descritivo sobre a avaliação do ambiente escolar em relação às aulas de educação física desenvolvido com os gestores de 103 escolas de ensino médio, da rede pública estadual localizadas na cidade do Recife. Foi observada uma diferença significante entre as escolas de referência e as regulares em relação ao número de aulas de educação física ofertadas por semana, com maior percentual de aulas nas escolas de referência (88,5%). A maioria das escolas possui quadra (74,4%) e materiais para as aulas (83,1%), porém ainda existem escolas sem espaço específico para as aulas ou com qualidade precária no que se refere à proteção, à marcação e aos equipamentos. Em seguida, foi realizado o estudo de validação do PLOCQ, instrumento de avaliação da motivação dos estudantes, foi conduzido com 464 estudantes (58,4% moças) do ensino médio de uma escola pública, com idade média de 15,9 anos(DP=1,0).Os resultados revelaram que os itens da escala apresentaram boa consistência interna com variação do coeficiente α de Chronbach de 0,71 a 0,79 e boa reprodutibilidade do teste-reteste (coeficiente Kappa de 0,61 a 0,88). A análise fatorial exploratória identificou cinco componentes que explicaram 59,1% da variância dos itens da escala A última etapa consistiu de um estudo quase experimental, do tipo antes e depois, no qual participaram quatro professores de educação física do ensino médio de quatro escolas públicas estaduais da cidade do Recife e seus 611estudantes. Avaliou-se a motivação autodeterminada dos professores através do Work Motivation Inventory (WMI) e dos estudantes com o PLOCQ, antes e após a intervenção. A intervenção consistiu de quatro sessões informativas individuais para cada um dos professores sendo previamente disponibilizado um manual contendo elementos sobre importância da educação física escolar, o papel do professor de educação física, evidências empíricas com a finalidade de embasar o argumento de que os alunos se beneficiam quando os professores estão motivados a ensinar. Observou-se aumento significante da média do escore de motivação dos professores e estudantes após a intervenção, especialmente dos estudantes que apresentaram escores totais mais baixos antes da intervenção. Conclui-se que quase todas as escolas possuem espaço físico para as aulas de educação física, apesar de ter qualidade e que o ambiente físico pode influenciar na participação das aulas. O instrumento PLOCQ opde ser usado com alto grau de confiança em populações semelhantes. A participação dos professoes na intervenção proporcionou a atualização do conheceimento específico para o ensino da educação física e também mudança no estilo de ensino e na motivação dos professores e estudantes. A partir desses achados sugere-se que o ambiente escolar deve ser considerado para o planejamento e funcionamento adequado das aulas de educação física. Porém, o planejamento de estratégias que visem melhorar a qualidade das aulas de educação física deve estar voltado para a qualificação do professor, por meio de capacitações regulares, para que esses possam se motivar e criar condições que influenciem os estudantes em participar das atividades de educação física.