Resumo

A humanidade vive numa sociedade tecnologicamente avançada, na qual a atividade física está se tomando uma parte cada vez mais periférica da vida cotidiana. Embora se reconheça a importância dos exercícios físicos para a saúde e se compreenda os principais problemas que a falta deles possa causar, ainda há uma opinião muito difundida que os exercícios consomem tempo e são dolorosos demais. Numa época em que a atividade física tem se tomado uma característica chave na promoção da saúde, os métodos de incentivo à sua prática ainda permanecem um desafio significativo (BIDDLE, 1992). São alarmantes os dados de Oishman (1998) quando ele diz: "daqueles que começam um programa de exercícios, somente a metade estarão participando seis meses mais tarde". Em vista disso, mais estudos são necessários para se compreender o que é que as pessoas acham motivador ou não sobre a atividade física supervisionada. O presente estudo teve como objetivo investigar a motivação e as barreiras à prática da Educação Física no Comando da Aeronáutica, numa perspectiva de contribuir para a melhoraria da adesão e da perseverança às aulas. Oishman (1998) afirma que pesquisas na área de perseverança ao exercício físico deveriam ter um enfoque qualitativo envolvendo a Análise de Conteúdo. Com vistas à essa perspectiva, uma entrevista com 20 (vinte) perguntas foi realizada em 233 (duzentos e trinta e três) militares em 37 (trinta e sete) Organizações Militares espalhadas por todo o território nacional. Os dados apontam que na categoria Motivação o conceito "bem estar físico" foi o de maior representatividade, com 80,94% dos entrevistados, o que revela a importância que estes atores sociais dão ao seu condicionamento físico. Na categoria das Barreiras o conceito mais citado pelos entrevistados foi a "expectativa de resultado", com 58,50%. Estes dados demonstram problemas relativos às aulas, com destaque para a qualificação técnico-científica dos professores e aos procedimentos por eles utilizados.

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