Resumo

O empreendedorismo segue um novo curso, no qual as empresas modificam seus processos produtivos, produtos e serviços, minimizando os impactos sociais e ambientais, utilizando mais eficientemente a energia e os recursos naturais. Tais ações iniciaram-se a partir da descoberta de oportunidades de mercado, as quais, além de gerar valor, preservam o ambiente, a sociedade e atendem as expectativas do público de interesse. O objetivo principal deste estudo é analisar as motivações e ações sustentáveis implementadas pelos empreendedores do setor hoteleiro em Aracaju, no Estado de Sergipe, considerando as dimensões da sustentabilidade econômica, ambiental e social. De natureza exploratória e descritiva, utiliza o método de estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedores e também foram utilizadas evidências documentos e observação direta não participante. Foram escolhidos dois hotéis situados em Aracaju, por possuírem evidencias de atuação sustentável.  Os resultados mostraram que as motivações para abrir seus negócios confundem-se com as motivações para adotar e praticar ações sustentáveis. Nos casos analisados são desenvolvidas ações nas as dimensões econômica, social e ambiental, tendo como principal propósito a redução de custos e o alcance de vantagens competitivas.

Referências

Alakeson, V.& Sherwin, C. (2004) “Innovation for sustainable development”. Forum for the Future, London, UK.

Ballou, B.& Heitger, D.& Landes, C. “The Future of Corporate Sustainability Reporting: A Rapidly Growing Assurance Opportunity”. Journal of Accountancy, 65:74, 2006.

Bansal, P& Roth, K. (2000) “Why companies go green: a model of ecological responsiveness”. The Academic Management Journal, 43 (4), 717:736.

Basu, A. & Osland, A. & Solt, M. (2008) “A New Course on Sustainability Entrepreneurship”. The NCIIA 12th Annual Meeting. Massachusetts-National Collegiate Inventors and Innovators Alliance, 71:78.

Bos-Brouwers, H. (2010) “Sustainable innovation processes within small and medium:sized enterprises”. Amsterdam.

Boszczowski, A. K.& Teixeira, R. (2012) “O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas ambientais e sociais”. Revista Economia e Gestão da PUC Minas, 12(29).

Cohen, B & Winn, M.(2007) “Market Imperfections, oportunity and sustainable entrepreneurship”. Jornaul of Business Venturing, 22.

Dean, T.J., McMullen, J.S. Toward a Theory of sustainable entrepreneurship: reducing environmental degradation through entrepreneurial action. Journal of Business Venturing, 22, 50:76.

Dean, T.J., McMullen, J.S. ( 2007) “Toward a Theory of sustainable entrepreneurship: reducing environmental degradation through entrepreneurial action”. Journal of Business Venturing, n. 22, 50:76.

Demil, B.& Lecocq, X.( 2010) “Business Model Evolution: In Search of Dynamic Consistency”. Long Range Planning, 43(2/3), 227:246.

Dias, R. (2011) “Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade”. São Paulo: Atlas.

Dixon, S. E& Clifford, A. ( 2007) “Ecopreneurship : a new approach to managing the tripple bottom line”. Journal of Organizational Change Management, 20(3), p. 326:344.

Dyllick, T.& Hockerts, K.( 2002) “Beyond the business case for corporate sustainability”. Business Strategy and the Environment,130:141,.

Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case Study. Research Academy of Management Review, 14( 4), 532-550.

Esty, D. C.& Winston, A.(2008) “O Verde que vale ouro: como empresas inteligentes usam a estratégia ambiental para inovar, criar valor e construir uma vantagem competitiva”. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.

Fedozzi, C.V.& Rizzo, F.M.& Wendler, M.F.& Bortolin, R.M. & Alberton, A.(2012) “Pousada Recanto da natureza: empreendedorismo verde para um futuro sustentável”. Revista Alcance, 19 (1),119:137.

Godoy, A. S. (1995) “Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades”. São Paulo. Revista de Administração de Empresas, 35(2),57:63, mar.- abr.

Han, H., Hsu, L.J.& Sheu, C. Application of the Theory of Planned Behavior to green hotel choice: Testing the effect of environmental friendly activities. Tourism Management, Hong Kong, v. 31, p. 325-334,Jun. 2010.

Hockerts, K.(2011) “Sustainability innovations: ecological and social entrepreneurship and the management of antagonistic assets”. (Dissertação): University of Skt. Gallen, Germany, 2003.

Holt, D. (2011) “Where are they now? tracking the longitudinal evolutions of environmental businesses from the 1990s”.Business Strategy and the Environment. 4, 238:250.

Isaak, R. (2002) “The making of the ecopreneur”. Green Management International.

Jabbour, C.& Santos, F. C.A.& Barbieri, J.C. (2008) “Gestăo Ambiental Empresarial: um Levantamento da Produçăo Científica Brasileira Divulgada em Periódicos da Área de Administraçăo entre 1996 e 2005”. Revista de Administração Contemporânea, 689:715.

Jenkins, H. (2009) “Business opportunity: model of corporate social responsibility for small: and medium:sized enterprises”. Business Ethics: A European Review, 18(1), 21:36.

Johansson, G.& Magnusson, T.( 1998) “ Eco-innovation –A novel phenomenon?” Journal of Sustainable Product Design, October issue, 7:15.

Klewitz, J.& Zeyen, A.( 2005) “The Role of Intermediary Organizations in Eco:Efficiency Improvements in SMEs: A Multi:Case Study in the Metal and Mechanical Engineering Industries in Germany”. Lüneburg: Centre for Sustainability Management (CSM), 2010.

Krueger, N.F. Sustainable Entrepreneurship: Broadening Definition of Opportunity. Etrepreneurship in a Diverse World, 7.

Linnanen, L.( 2002) “An insider´s experience with environmental entrepreneurship”. Greener Management International, 38, 71:80.

Mair, J.& Marti, I. (2006) “Social entrepreneurship research: A source of explanation, prediction and deligth”. Journal of Word Business, 41, 36:44.

Masurel, E. (2006) “Why SMEs Invest in Environmental Measurs: Sustainability Evidence from mSmall and medium:Sized Printing Firms”. Business Strategy and Environment, 16, 190:201.

MINISTÉRIO DO TURISMO (2013). “Plano Nacional de Turismo 2013-1016, turismo fazendo muito mais pelo Brasil. Recuperado de http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/plano_nacional/downloads_plano_nacional/PNT_-_2013_2016.pdf em 20 de junho de 2013.

Mitchell, D.& Coles, C. (2003) “The ultimate competitive advantage of continuing business model innovation”. Journal of Business Strategy, 24(5),15:21,.

Morrish, S.C., Miles, M.P., Polonky, M.J.( 2011) “ An exploratory study of sustainability as a stimulus for corporate entrepreneurship”. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 18,162:171.

Oscanoa, M. (2010) “Is Clean green?” Master Tesis Umea School of Business.

PARRISH, B. D. (2009) “Sustainability : driven entrepeneurship: principles of organization design”. Journal of Business Venturing, 25, 510:523.

Pascual, O.& Klink, A.& Grisales, J.( 2011) “Create Impact ! Handbook for Sustainable Entrepreneurship”. Colophon.

Pastakia, A. (2002) “Assessing Ecopreneurship in the Context of a Developing Country The case of India”, Greener Management International, 93:108.

PimenteL, T. A. B.& Oliveira, L. G. L.& Reinaldo, H. O. A. (2012) “Análise do empreendedorismo sustentável em micro, pequenas e médias indústrias do Ceará”. Revista UNA, 17(4) 85:104, out-:dez.2012.

Sachs, I.( 1993) “Estratégias de Transição para do século XXI – Desenvolvimento e Meio Ambiente”. São Paulo: Studio Nobel – Fundação para o desenvolvimento administrativo.

Saunders, M.& Lewis, P.& Thornill, A. (2007) “A Research methods for bussines students”. 4th ed. Harlow: Pearson Education.

Schaltegger, S.& Wagner, M.( 2011) “Sustainable Entrepreneurship and Sustainable Innovation: categories and interactions”. Business Strategy and the Environment, 20(4), 222:237,.

Schlange, L.E.(2006) “What drives sustainable entrepreneurs?” ABEAI, 2006, 1:11.

Schmidt, C.M.& Dreher, M.T.( 2007) “ Cultura empreendedora: empreendedorismo coletivo e perfil empreendedor”. Revista de Gestão USP, São Paulo, 15(1), 1:14.

SEBRAE.(2011) “Critérios de classificação de empresas: EI:ME:EPP, 2011”. Disponível em http://www.sebrae:sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154. Acesso em: 13 fev. 2013.

SEla, V. & Sela, F. & Franzini, D.(2006) “Ensino do Empreendedorismo na educação básica, voltado para o desenvolvimento econômico e social sustentável: um estudo sobre a metodologia "Pedagogia Empreendedora" de Fernado Dolabela”. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS:GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. 30, 2006, Salvador. Anais...Salvador ANPAD.

Sharper, M.(2002) “The essence of Ecopreneurship”. Greenleaf Publishing& Environmental Entrepreneurship, 26:30.

Sneddon, J.& Mazzarol, T. (2011) “Exploring the Nexus between Sustainable Entrepreneurship and Ethical Consumerism”. Australian & New Zealand Marketing Academy.

Souza, P. A. R.& Fragata, J.& Assis, C. A. R.& Canto, D. S. (2012) “Empreendedorismo e desenvolvimento local: o caso da produção de biojóias na Amazonia”. Revista Ciencis Sociales, maio.

Tang, J., Kacmar, K. M.& Busenitz, L.(2010) “Entrepreneurial alertness in the pursuit of new opportunities”. Journal of Business Venturing.

Teece, D.( 2010) “Business models, business strategy and innovation”. Long Range Planning, 43(2/3), 172:194.

Venkataraman, S. (1997) “The Distinctive Domain of entrepreneuship research”. In: J. Katz& R. Brockhaus, Advances in entrepreneurship, firm emergence and grawth. Greenwich, CT: JAI Press.

Yin, Robert K.( 2010) “Estudo de Caso: Planejamento e Métodos”. 4. ed. Porto Alegre: Bookman,.

Young, W& Tilley, F. (2006) “Can sustainable entrepreneurs become the true wealth generators of the future?” Greener Management International, 55, 19:92.

Zott, C.& Amit, R.& Massa, L. (2011) “The Business Model: Recent Developments and Future Research”. Journal of Management, 37(4), 1019:1042.

Acessar