Motivações para ingressar em um programa de formação de professores de educação física no Chile
Por Ricardo de Souza Carvalho (Autor), Caroll Alejandra Schilling Lara (Autor), Maria Magdalena Pereda Soza (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Os programas de formação de professores de Educação Física no Chile têm uma grande demanda de matrículas e são reconhecidos como uma das profissões atraentes para os jovens. O objetivo deste estudo é conhecer os motivos que levam os jovens chilenos a escolher o programa de formação de professores de Educação Física em uma universidade regional, na região de Maule, Chile. A pesquisa foi do tipo sequencial mista, pois se caracterizou por uma primeira etapa, onde foram coletados e analisados os dados quantitativos, seguida de outra, onde foram coletados e interpretados os dados qualitativos. Na parte quantitativa do estudo 146 estudantes (54 mulheres e 89 homens) responderam a um questionário, e na parte qualitativa 6 estudantes (3 homens e 3 mulheres) participaram numa entrevista de grupo focal. A participação prévia em esportes, o interesse relacionado a um estilo de vida fisicamente ativo e o prazer de ensinar são evidenciados nos resultados. Como conclusões, os alunos optam por ingressar num programa de ensino de educação física motivados por experiências anteriores de desporto e atividade física, e pelo desejo de ensinar valores através do desporto.