Resumo

Objetivo:
O objetivo do trabalho foi identificar quais os motivos que levam a desistência ou afastamento de um programa de Ginástica Laboral (GL) em trabalhadores de uma universidade federal.

Métodos e resultados:
Foram distribuídos 100 questionários aos servidores técnico-administrativos alocados no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Lavras – UFLA. O questionário continha oito questões (quatro descritivas e quatro de múltipla escolha), referentes à participação, conhecimento e motivos de desistência do programa “Ginástica Laboral na UFLA”. Esse programa é oferecido aos referidos servidores de segunda à sexta-feira no período da manhã. As características das aulas, com duração de 15 minutos, se enquadram como Ginástica Laboral Preparatória. A participação dos servidores no programa era voluntária. Dos questionários distribuídos, 52 foram preenchidos. Para a análise dos dados, utilizou-se da estatística descritiva. A maioria (59,6%) freqüentou o programa. Destes, 12,9% desistiram e 74,2% se afastaram. Volume de trabalho, desinteresse e problemas de saúde foram os motivos alegados para a desistência. Os motivos mais citados para o afastamento foram acúmulo de trabalho e horário de atividades incompatível com o programa. Dos não participantes, a falta de informação e a impossibilidade de revezamento na função para a participação no programa foram as causas mais apontadas.

Conclusão:
Houve um maior número de afastamento do que desistência do programa de GL sendo o volume de trabalho o motivo mais citado para a descontinuidade no programa. A falta de informação e a impossibilidade de substituição no setor foram os motivos mais mencionados para a não participação no programa.