Resumo

Objetivo:
O estudo buscou identificar os principais motivos que determinam a manutenção da prática do voleibol feminino na categoria infantil, fazendo uma comparação entre equipes da capital e do interior de Minas Gerais.

Métodos e resultados:
Para a realização do estudo participaram 40 atletas de voleibol feminino categoria infantil, divididas igualmente entre capital e interior de Minas Gerais, com idades entre 12 e 15 anos e média de 3,68 anos de prática na modalidade. Para a avaliação foi utilizado o questionário (MIMCA) validado por Carmo et al. (2008), aplicado durante o Campeonato Estadual Infantil Feminino realizado na cidade de Patrocínio/MG. Com a análise dos dados pôde-se observar que o motivo mais assinalado pelas atletas para a manutenção do voleibol foi a “boa relação com o treinador”, tendo grande relevância tanto na capital como no interior, com 60 e 80% das respostas respectivamente. Motivos como: “facilidade de chegar aos treinos”, “relação com o treinador”, “compromisso com os treinos apesar do clima adverso” e a “melhora da imagem corporal” se destacaram pela significativa diferença entre capital e interior de 20 pontos percentuais. Notou-se também uma similaridade entre capital e interior nos seguintes quesitos: o “estímulo do treinador”, o “ganho físico através do esporte” e o “desenvolvimento cognitivo através do voleibol”, atingindo médias semelhantes.

Conclusão:
Em suma, fatores extrínsecos como a “relação com treinador”, “facilidades” e fatores intrínsecos como “melhora da capacidade física”, “compromisso” são de fundamental importância para a manutenção da prática do voleibol.