Resumo

Objetivo:
O estudo buscou identificar os fatores determinantes para o possível abandono na prática do voleibol em Minas Gerais, realizando um comparativo entre a capital e o interior do estado.

Métodos e resultados:
Participaram do estudo 40 atletas da categoria infantil, sendo 20 atletas da capital e 20 do interior, com idades entre 12 e 15 anos e média de 3,68 anos de prática. O questionário utilizado para o levantamento foi o (MIMCA) validado por Carmo et al. (2008), aplicado durante o Campeonato Estadual Infantil Feminino realizado na cidade de Patrocínio/MG. Foi observado que o motivo mais relevante na capital e interior foi “Lesões que me impedissem de treinar” com 40% e 55% respectivamente. O segundo fator mais importante para os dois grupos foi “Se meu trabalho/estudo não me permitisse render o máximo”, com 25% para ambos. Poucos foram os motivos importantes para a evasão, sendo que a maioria dos fatores obteve porcentagem abaixo de 50% de relevância. O motivo com menor importância foi “Se meu namorado fosse um obstáculo para a prática” com 0% para ambos. A maior diferença de percentual entre a capital e interior foi de 15% no fator mais citado; nos demais motivos a maior diferença foi de 5%.

Conclusão:
Situações que impedissem ou limitassem a prática foram encontradas como maior importância, fora isso os grupos não demonstram motivações para abandonarem o voleibol. Não se perceberam diferenças significativas entre capital e interior, observando que para esta amostra as motivações para o abandono geralmente são as mesmas.