Resumo

A indústria do desporto enfrenta o desafio de envolver adeptos aos seus clubes, ligas e grandes desportistas, por conseguinte, a tecnologia da informação tem sido fundamental para que serviços e produtos esportivos sejam consumidos por fãs independentemente da localização geográfica (Pu & James, 2017). O futebol desempenha um papel essencial nessa indústria, sendo o desporto mais consumido globalmente (Correia et al., 2014). Grandes competições como a UEFA Champions League e a English Premier League estão atraindo cada vez mais fãs que não residem em território das partidas. Conforme várias ligas desportivas profissionais de renome mundial buscam expandir seus negócios para mercados internacionais, os fãs distantes desses mercados estão se tornando uma fonte de receita cada vez mais relevante, os quais investem tempo e recursos de seu lazer para acompanhar as atuações e conquistas de seu time ou atleta favorito (Lintumäki & Koll, 2023). Ademais, investigações acerca das grandes ligas se fazem importantes para um melhor mapeamento do público caracterizado como fã distante, uma vez que os fatores motivacionais para o envolvimento no consumo esportivo podem variar conforme a modalidade, o nível competitivo e as organizações desportivas envolvidas.