Motivos e Resultados da Diversificação em Microempresas de Ensino do Surfe do Rio de Janeiro
Por Ana Carolina Costa Cruz (Autor), Edmilson Lima (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 1, n 1, 2016.
Resumo
Atacando necessidades de pesquisas relativas a microempresas ligadas à gestão do esporte, este artigo descreve os motivos e os resultados da estratégia de diversificação da oferta de bens e serviços na gestão do esporte, a partir da análise de sete casos de microempresas de ensino do surfe da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, bairros do Rio de Janeiro. Com base na coleta de dados, feita por análise documental e entrevistas semiestruturadas com proprietários- dirigentes, o método utilizado foi qualitativo e multicaso. Os resultados de pesquisa confirmaram cinco motivos de diversificação já descritos por Penrose (1995): dificuldades financeiras, busca de vantagem competitiva, equiparação aos concorrentes, rentabilização de aprendizagem e de conhecimentos da própria empresa e atendimento à demanda da clientela. Também revelaram três motivos adicionais: exploração de oportunidade identificada, rentabilização de aprendizagem com concorrentes e recomendação da rede de relação. Como resultados da diversificação, as empresas aumentaram seu faturamento, fidelizaram clientes, diferenciaram-se frente aos concorrentes e aumentaram seu potencial de desenvolvimento no longo prazo.