Resumo

Atacando necessidades  de  pesquisas  relativas  a  microempresas  ligadas  à  gestão  do  esporte,  este  artigo  descreve  os  motivos  e  os  resultados  da  estratégia  de  diversificação da oferta de bens e serviços na gestão do esporte, a partir da análise  de sete casos de microempresas de ensino do surfe da Barra da Tijuca e do Recreio  dos Bandeirantes, bairros do Rio de Janeiro. Com base na coleta de dados, feita  por análise documental e entrevistas semiestruturadas com proprietários- dirigentes,  o  método  utilizado  foi  qualitativo  e  multicaso.  Os  resultados  de  pesquisa  confirmaram  cinco  motivos  de  diversificação  já  descritos  por  Penrose  (1995): dificuldades financeiras, busca de vantagem competitiva, equiparação aos  concorrentes,  rentabilização  de  aprendizagem  e  de  conhecimentos  da  própria  empresa e atendimento à demanda da clientela. Também revelaram três motivos  adicionais: exploração de oportunidade identificada, rentabilização de  aprendizagem  com  concorrentes  e  recomendação  da  rede  de  relação.  Como  resultados da diversificação, as empresas aumentaram seu faturamento,  fidelizaram clientes, diferenciaram-se frente aos concorrentes e aumentaram seu  potencial de desenvolvimento no longo prazo.

Acessar