Motivos Para a Manutenção do Relacionamento na ótica do Sócio-torcedor de Um Clube de Futebol do Rio Grande do Sul, Brasil
Por Felipe Roos Claro (Autor), Marcelo Curth (Autor), Luís Eurico Kerber (Autor), Roberto Tierling Klering (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 5, n 2, 2020.
Resumo
O futebol é um esporte que movimenta uma grande quantidade de adeptos. Isso ocorre em localidades de diferentes gamas populacionais e financeiras. No entanto, alguns elementos influenciam na associação dos torcedores, sendo os aspectos ligados às emoções o que chama a atenção. Porém, outros elementos acabam sendo moderadores neste processo, sendo o caso dos benefícios e do momento da equipe. No entanto, a ótica de estudos realizados, quase sempre paira nos grandes clubes dos grandes centros, não possibilitando o entendimento das dificuldades do que é a maioria no futebol, sendo os clubes pequenos e das pequenas cidades. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo geral a identificação dos principais motivos da manutenção do benefício de sócio-torcedor, em uma localidade fora do eixo das grandes equipes das capitais e com uma equipe com pouca estrutura situada no Rio Grande do Sul. A partir dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória, seguindo uma abordagem quantitativa, dispondo como forma de análise dos dados a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Para a execução da pesquisa, desenvolveu-se um questionário para realizar as entrevistas com os sócios do clube, dividido em 5 constructos, sendo eles: Aspectos Emocionais, Aspectos Cognitivos, Aspectos ligados ao Evento, Influências Externas e Influências Internas. A pesquisa foi realizada com os sócios do clube de maneira presencial nas dependências do clube. O artigo apresentou como resultado os fatores relacionados aos aspectos emocionais AE1, AE2, AE3, AE4, e influências internas II2 e II3 como os mais relevantes. Com estes resultados percebe-se que os aspectos emocionais e os fatores internos representam os principais motivos para a manutenção do recurso de sócio-torcedor, dentre os quais os sentimentos de paixão e orgulho e a identificação com o clube estão dentro destes principais aspectos. Os resultados possibilitam identificar que os clubes grandes e pequenos despertam sentimentos parecidos em seus sócios, mesmo disponibilizando benefícios diferentes em suas associações, além de possibilitar um pequeno avanço no entendimento da realidade de clubes que possuem grandes dificuldades de manutenção em ações que possibilitem maior inserção de sua comunidade como forma de melhoria nos aspectos financeiros da instituição. Como sugestões de pesquisas futuras, percebe-se a necessidade de ampliação deste tipo de pesquisa em pequenos clubes e a atualização de outros métodos complementares, sendo, no caso desta pesquisa, pesquisas com análise multivariada, por conta da necessidade de aumento da amostragem em clubes que possuem um pequeno número de sócios em seu quadr