Resumo

O futebol é um esporte que movimenta uma grande quantidade de adeptos. Isso ocorre em localidades de diferentes  gamas populacionais e financeiras. No entanto, alguns elementos influenciam na associação dos torcedores, sendo  os aspectos ligados às emoções o que chama a atenção. Porém, outros elementos acabam sendo moderadores neste  processo, sendo o caso dos benefícios e do momento da equipe. No entanto, a ótica de estudos realizados, quase  sempre paira nos grandes clubes dos grandes centros, não possibilitando o entendimento das dificuldades do que  é  a  maioria no  futebol,  sendo os clubes pequenos e  das pequenas cidades.  Nesse  sentido, este  artigo  tem  como  objetivo  geral  a  identificação  dos  principais  motivos  da  manutenção  do  benefício  de  sócio-torcedor,  em  uma  localidade fora do eixo das grandes equipes das capitais e com uma equipe com pouca estrutura situada  no Rio  Grande  do  Sul.  A  partir  dos  objetivos  propostos,  realizou-se  uma  pesquisa  do  tipo  exploratória,  seguindo  uma  abordagem quantitativa, dispondo como forma de análise dos dados a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Para a  execução da pesquisa, desenvolveu-se um questionário para realizar as entrevistas com os sócios do clube, dividido  em 5 constructos, sendo eles: Aspectos Emocionais, Aspectos Cognitivos, Aspectos ligados ao Evento, Influências  Externas  e  Influências  Internas.  A  pesquisa  foi  realizada  com  os  sócios  do  clube  de  maneira  presencial  nas  dependências do clube. O artigo apresentou como resultado os fatores relacionados aos aspectos emocionais AE1,  AE2, AE3, AE4, e influências internas II2 e II3 como os mais relevantes. Com estes resultados percebe-se que os  aspectos  emocionais  e  os  fatores  internos  representam  os  principais  motivos  para  a  manutenção  do  recurso  de  sócio-torcedor,  dentre  os  quais  os  sentimentos  de  paixão  e  orgulho  e  a  identificação  com  o  clube  estão  dentro  destes  principais  aspectos.  Os  resultados  possibilitam  identificar  que  os  clubes  grandes  e  pequenos  despertam  sentimentos parecidos em seus sócios, mesmo disponibilizando benefícios diferentes em suas associações, além  de possibilitar um pequeno avanço no entendimento da realidade de clubes que possuem grandes dificuldades de  manutenção em ações que possibilitem maior inserção de sua comunidade como forma de melhoria nos aspectos  financeiros da instituição. Como sugestões de pesquisas futuras, percebe-se a necessidade de ampliação deste tipo  de pesquisa em pequenos clubes e a atualização de outros métodos complementares, sendo, no caso desta pesquisa,  pesquisas com análise multivariada, por conta da necessidade de aumento da amostragem em clubes que possuem  um pequeno número de sócios em seu quadr

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