Motivos Para a Prática do Treinamento Funcional: Um Estudo Comparativo Entre Academias
Por Giovani Douglas da Silva (Autor), Marcelo Curth (Autor), Magale Konrath (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 6, n 1, 2021.
Resumo
Este estudo tem como objetivo principal identificar e comparar os motivos para a prática de treinamento funcional de alunos/clientes de duas academias de perfis distintos, sendo uma com perfil especializado na prática do treinamento funcional e a outra não especializada. Para isso, foi utilizada uma adaptação da escala de Motivação à Prática de Atividades Físicas Revisada (Motives for Physical Activity Measure Revised - MPAM-R) com cinco dimensões sendo a Diversão, Saúde, Aparência, Competência e Social, utilizando um estudo quantitativo e exploratório com 160 alunos praticantes do treinamento funcional. Para análise dos dados, foi utilizada a análise fatorial exploratória, possibilitando maior clareza sobre os agrupamentos em relação às respostas dos construtos analisados. Os resultados apresentaram que na academia com menor especialização os aspectos ligados a dimensão Competência (AC) foram os que mais se sobressaíram com questões relacionadas a melhorar as habilidades. Em seguida a dimensão Diversão (AD), relacionada às questões sobre sentir-se bem. Em último lugar ficou dimensão Social (AO), relacionada com estar com outras pessoas. Já na academia especializada, as dimensões que se destacam são o Social (AO), Saúde (AS) e Diversão (AD). Os resultados apresentam relação entre o modelo de negócios das academias, sugerindo que as variáveis Diversão e Social estão presentes em ambos os modelos. Esses resultados podem indicar aos gestores e proprietários de academias especializadas que um maior investimento pode ser feito em questões relacionadas com variáveis que diferenciem o negócio, possibilitando o alinhamento com a proposta, o aumento de receita e a diminuição de turn over. Já a academia não especializada tende a investir em aspectos ligados à saúde dos praticantes, pois este obteve menor destaque e possibilitaria maior capacidade de manutenção de alunos.