Resumo

Este estudo tem como objetivo principal identificar e comparar os motivos para a prática de treinamento funcional  de  alunos/clientes  de  duas  academias  de  perfis  distintos,  sendo  uma  com  perfil  especializado  na  prática  do  treinamento funcional e a outra não especializada. Para isso, foi utilizada uma adaptação da escala de Motivação  à Prática de Atividades Físicas Revisada (Motives for Physical Activity Measure Revised - MPAM-R) com cinco  dimensões  sendo  a  Diversão,  Saúde,  Aparência,  Competência  e  Social,  utilizando  um  estudo  quantitativo  e  exploratório com 160 alunos praticantes do treinamento funcional. Para análise dos dados, foi utilizada a análise  fatorial exploratória, possibilitando maior clareza sobre os agrupamentos em relação às respostas dos construtos  analisados. Os resultados apresentaram que na academia com menor especialização os aspectos ligados a dimensão  Competência (AC) foram os que mais se sobressaíram com questões relacionadas a melhorar as habilidades. Em  seguida a dimensão Diversão (AD), relacionada às questões sobre sentir-se bem. Em último lugar ficou dimensão  Social  (AO),  relacionada  com  estar  com  outras  pessoas.  Já  na  academia  especializada,  as  dimensões  que  se  destacam são o Social (AO), Saúde (AS) e Diversão (AD). Os resultados apresentam relação entre o modelo de  negócios das academias, sugerindo que as variáveis Diversão e Social estão presentes em ambos os modelos. Esses  resultados  podem  indicar  aos  gestores  e  proprietários  de  academias  especializadas  que  um  maior  investimento  pode ser feito em questões relacionadas com variáveis que diferenciem o negócio, possibilitando o alinhamento  com a proposta, o aumento de receita e a diminuição de turn over. Já a academia não especializada tende a investir  em aspectos ligados à saúde dos praticantes, pois este obteve menor destaque e possibilitaria maior capacidade de  manutenção de alunos.

Acessar