Motivos para o consumo da Liga dos Campeões da UEFA: uma análise no Brasil
Por Victor Henrique Rodrigues Silva (Autor), Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva (Autor), Yves Miranda (Autor), Marcos Antonio Barros Filho (Autor), Carlos Augusto Mulatinho Queiroz Pedroso (Autor).
Em Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol v. 15, n 62, 2023.
Resumo
A Liga dos Campeões da UEFA (UCL), possui um considerável consumo por torcedores de que habitam em países que não se situam no território europeu, em especial no Brasil. O presente estudo teve como objetivo analisar a influência dos motivos para acompanhar aos jogos sobre as intenções comportamentais em relação à Liga dos Campeões da UEFA. O estudo tem uma abordagem quantitativa e utilizou um questionário online composto por dez motivos para o consumo de esportes e uma dimensão para analisar as intenções comportamentais. A amostra foi composta por 138 indivíduos maiores de 18 anos que declararam torcer por um time na competição. Os dados foram analisados usando uma regressão linear múltipla através do software SPSS Statistics 24.0. A média de idade dos entrevistados foi de 24,09 anos (±5,98), a maioria homens (89,1%), solteiros (83,6%), que assistem ao menos dois jogos da UCL semanais (44,2%), via internet (51,4%) e que não costumam comprar produtos licenciados da UCL (87,7%). O modelo foi responsável por explicar 64,1% da variância das intenções comportamentais, através dos motivos. Constatou-se que as dimensões Realização Vicária (β=0.29), Interesse nos Jogadores (β=0.13) Interesse no Futebol (β=0.21), Interesse no Time (β=0.33) e Interação Social (β=0.18) são motivos que influenciaram as intenções comportamentais relacionadas à UCL. O interesse pela modalidade, e seus atletas, os sentimentos causados pela vitória de seu time e a interação social, são muito valorizados pelos torcedores brasileiros que consomem a UCL e influenciam em intenções comportamentais.