Resumo

O presente estudo busca explorar aspectos que estão associados às dimensões motivacionais para a prática regular de atividades físicas em academias de ginástica. O objetivo geral deste estudo é identificar, dentre as principais dimensões motivacionais (Controle de Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer), aquelas que representam os principais motivos que levam à prática regular de ginástica de academia. A pesquisa realizada utilizou-se de método misto (quantitativo e qualitativo). O estudo procurou testar se existem (ou não) diferenças estatisticamente significativas entre as médias das dimensões avaliadas pelo Inventário de Motivos para a Prática Regular de Atividades Físicas ou Esportivas - IMPRAFE-54 (BALBINOTTI; BARBOSA, 2006; 2008), controlando-se as variáveis “Sexo”, “Faixa Etária” e “Tempo de Prática”, além de utilizar-se de entrevistas a fim de entender melhor os resultados obtidos na parte quantitativa. Os itens do IMPRAFE-54 são respondidos em uma escala de Tipo Likert, graduados em cinco pontos, indo de “Isto me motiva pouquíssimo” (1) a “Isto me motiva muitíssimo” (5). O inventário foi aplicado em 151 praticantes de aulas de ginástica de academia em academias de Porto Alegre/RS de ambos os sexos com idades entre 18 e 75 anos. As entrevistas foram realizadas com 8 (oito) praticantes representativos da amostra que cumpriam os critérios pré-estabelecidos. Constatou-se que as dimensões que mais motivam os praticantes de aulas de ginástica são: Saúde seguida pelo par Estética e Prazer estatisticamente indissociável (p > 0,05), Controle de Estresse, Sociabilidade e, por último, Competitividade, o que é confirmado pelas respostas das entrevistas. Com relação às variáveis controladas, os resultados apontam que Sociabilidade motiva mais significativamente os praticantes do sexo masculino enquanto que Estética, mais os do sexo feminino. Sobre as faixas etárias, encontrou-se que Estética motiva mais significativamente os praticantes de 18 a 35 anos enquanto que Sociabilidade mais aqueles de 36 a 75 anos. Em relação ao tempo de prática, a Sociabilidade aparece como a que motiva mais significativamente os praticantes que ingressaram há mais de 1 ano. As demais dimensões motivam da mesma forma tanto aqueles que aderiram há menos de 1 ano, quanto os que permanecem há mais de 1 ano. Conclui-se que a motivação dos sujeitos testados se origina, predominantemente, na dimensão Saúde (motivação extrínseca). Para o professor é uma informação relevante para que ele possa focar suas aulas em fazer com que os alunos alcancem seus objetivos, aumentando sua frequência e permanência nas aulas. Novas pesquisas são importantes para que se possa melhor mapear os motivos de diferentes praticantes com outras variáveis controladas.

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