Resumo

A escola é uma instituição que tem o dever de garantir o processo de transmissão,
assimilação e a sistematização do conhecimento e de habilidades, que no decorrer
da história foram produzidos pela humanidade e, desta forma, as novas gerações
podem contribuir, interagindo e intervindo na sociedade. Podemos então verificar,
através destas definições, que a Educação Física é de fundamental importância na
prática curricular de uma escola, pois por intermédio da mesma, os alunos deverão
ter uma ampliação da visão sobre o processo sócio-cultural do e para o movimento,
a partir do desenvolvimento de suas potencialidades, de forma democrática e não
seletiva. Mas, é notório que o número de alunos nas aulas de Educação Física tem
diminuído, seja na escola pública ou privada. Sendo assim, o objetivo deste estudo é
identificar as causas que levam os alunos do Ensino Fundamental II a abandonarem
as aulas de educação física, nas escolas públicas e privadas do Ceará. Esta pesquisa
exploratória foi realizada com uma amostra de 7 alunos, de ambos os sexos, que
estavam cursando o primeiro e segundo ano do Ensino fundamental II, de escolas
públicas e particulares do Estado do Ceará, e que não estavam participando das
aulas de educação física. As escolas foram escolhidas aleatoriamente. Os alunos
pesquisados receberam um questionário com perguntas semi-estruturadas, e neste
foi pedido, que os investigados relatassem os motivos pelos quais não freqüentavam
as aulas de educação física. Dentre os motivos, o que mais se destaca é o fato do
horário destas aulas serem oferecidas em turno diferente dos quais os alunos estudam.
As aulas e os trabalhos teóricos, na educação física, também os levam a se afastarem.
O aquecimento e as aulas elaborados e ministrados de forma tradicional foram
apontados como forma de desestimular a participação dos alunos. O descaso dos
professores com as aulas e com alguns alunos, também são considerados motivos
importante, para a ausência deles nas aulas. Após analisarmos as respostas percebemos
que alguns dos motivos que levam os alunos a evadirem-se das aulas de educação
física são de responsabilidade do próprio professor e estão ligados aos procedimentos
didáticos e condutas metodológicas. Já os trabalhos e aulas teóricas que também são
vistos como pontos negativos pelos alunos, podem ser tentativas de diversificação
dos professores de educação física, mas que talvez estejam sendo organizados de
maneira que não gera o interesse dos alunos.

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