Motricidade Global e Equilíbrio de Crianças de Uma Escola Pública de Montes Claros
Por Fernanda Cristina Dias da Cruz (Autor), Berenilde Valéria Oliveira de Sousa (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 5, n 5, 2015.
Resumo
Introdução: A motricidade global é a concretização e a automação dos movimentos complexos globais, que se desenvolvem num período adequado de tempo e que demanda atividade simultânea de diversos grupos musculares. A definição de equilíbrio está relacionada com a ideia do corpo em uma postura estável. Objetivo Geral: Verificar motricidade global e o equilíbrio de crianças das series iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Montes Claros – MG. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa do tipo descritivo com análise quali-quantitativo de corte transversal, a amostra foi composta por 35 crianças com idade de 6 aos 10 anos, sendo que cada criança foi selecionada de forma aleatória, assim como a escola. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi os testes de Motricidade Global e Equilíbrio validado por Francisco Rosa Neto para população brasileira. Resultados: No quociente motor global 40% se encontravam no nível normal médio, 17,1% no nível normal alto e os níveis superior, muito superior e normal baixo foram encontrados 14,3%. No quociente motor equilíbrio 62,9% se encontravam no normal médio, 14,3% normal baixo, os níveis de normal alto e muito superior obtiveram valor de 8,6% e 5,7% inferior. Não foram encontradas diferenças significativa na idade motora global e de equilíbrio em relação ao sexo. Conclusão: Diante dos resultados obtidos no estudo permite concluir que a motricidade global e o equilíbrio dos escolares localiza-se dentro dos parâmetros de normalidade. O perfil dos escolares de 1º ao 5º ano de uma escola de instituição ensino publica de Montes Claros – MG é normal médio classificada na Escala de Desenvolvimento Motor