Resumo
A Ciência da Motricidade Humana apresenta-se como proposta para a superação da crise epistemológica na Educação Física, em um contexto de crise paradigmática no campo da Ciência. Na escola, a Educação Física pretende superar a concepção de área de atividades e conquistar a legitimidade de uma área de conhecimento. Baseada no Paradigma da Complexidade, o objeto de estudo da Ciência da Motricidade Humana é o homem que se move em busca de transcendência, e este homem é um ser no mundo, uno, indissociável em suas dimensões e na relação homem-sociedade-cultura, abandonando a concepção dicotômica de homem racional e físico que orientou a Educação Física desde sua gênese. A Ciência da Motricidade Humana não pode abdicar de toda a construção de conhecimentos produzida pela Educação Física até então, mas permite mudanças por meio da ruptura epistemológica: da Educação Física para a Ciência da Motricidade Humana. A partir do ano letivo de 2005, a Universidade Estadual de Londrina iniciou um novo currículo de formação de professores de Educação Física que se caracteriza por preparar o profissional exclusivamente para atuar na escola com a docência. Em consideração à constatação de que os estudos da Ciência da Motricidade Humana foram influentes neste curso de formação, esta pesquisa procurou identificar se a Motricidade Humana influencia o ensino da Educação Física por meio dos professores formados neste currículo. Tendo a complexidade como paradigma para a pesquisa, oito professores de Educação Física atuantes na educação básica em escolas públicas e privadas tiveram suas aulas observadas e posteriormente foram entrevistados em uma perspectiva de integração com a análise de conteúdo. Este estudo demonstrou que estes professores estão em uma fase intermediária de mudança paradigmática, ou seja, suas concepções e ações pedagógicas se orientam no sentido de um novo paradigma. A complexidade, interdisciplinaridade, pesquisa e problematização no ensino, contextualização, reflexão crítica e formação continuada, princípios orientadores desta formação docente, se relacionam com os princípios da Ciência da Motricidade Humana que considera o ensino como processo complexo, o ser humano como unidade complexa e multidimensional, o sentido e significado do que é ensinado e o ser humano práxico.