Resumo

Como profissional de educação Física, venho a alguns anos procurando estudar o objeto de estudoque melhor possa representar um novo paradigma para a Educação Física e assim, consiga colocar sob a mesma ótica de observação, estudos e aplicações práticas, das diferentes funções hoje desenvolvidas por essa categoria profissional. Contudo para abordar essa questão da Motricidade Humanano Brasil, como umdos comungantesdessa Teoria, sinto-me com algum desconforto, pois tenhoconsciência de quetanto a pesquisa quanto a formação profissional em nosso país, ainda se dão nos moldes tradicionaissem muitareferência a objeto de estudo. Assimo tema é aqui abordado considerando mais os dados quantitativos coletados do que em referência as discussões que ocasionalmente ocorrem tendo como proposta alterar o objetivo de estudos para a Educação Física. O estudo foi desenvolvido em etapas, sendo apresentada a situaçãoda Educação Física na ocasião do levantamento, cujo quadro tem muito a vercom a condição de um país continental e que busca desenvolver formação universitária para grande universo de pessoas a qualquer custo. É apresentada também a condição de implantação de programas de Mestrado e Doutorado no exato momentoem que essa área encontrava-seem crise pela busca de um objeto de estudo que a sustentasse, e que coincide coma emergênciada Motricidade Humana proposta porManuel Sérgio. Oestudo aborda ainda a situaçãodos avanços tecnológicos e de mudanças conceituais que atingem a sociedade e principalmente a Universidade, o que fez com que fosse repensada toda a preparação profissional, visando a que os indivíduos sejam capazes de adaptar-se as mudanças constantes de mercado de trabalho, e finalizando, é feita a tentativa de demonstrar as vantagens pela adoção da Motricidade Humana enquanto objeto de estudo para a área da Educação Física tradicional.