Resumo

O pente-fino que anuncia nos gastos dos Jogos Pan-Americanos de 2007 é uma dívida que o Ministério Público Federal tem para com o contribuinte brasileiro em geral e o atleta de alto rendimento em particular. Dez anos passados e só agora acordaram para a realidade do roubo olímpico.

É preciso ficar claro que a prisão de Carlos Arthur Nuzman, ontem, não foi resultado de uma iniciativa do MP nem da Polícia Federal. Eles agem provocados por órgãos estrangeiros, da França, principalmente, que investiga a compra de votos por Nuzman para tornar o Rio de Janeiro a sede olímpica.  Só assim chegaram ao “ouro olímpico” na Suíça, ao crescimento da riqueza de Nuzman, que não trabalha... e, então, se aperceberam que o buraco é bem mais embaixo.

A prisão de Nuzman está relacionada a essa investigação e não às “possíveis” falcatruas cometidas ao longo da preparação da Cidade Maravilhosa para receber os Jogos de 2016. Roubaram, roubaram muito. Leiam os relatórios de auditorias do TCU onde não fica pedra sobre pedra. E qual a ação decorrente desses documentos? Dez anos depois?

É bom lembrar que outro cartola que chegou a ser preso e vai a julgamento em novembro próximo, José Maria Marin, teve todo o processo desenvolvido nos Estados Unidos, onde está em prisão domiciliar. Não foi, também, lamentavelmente, iniciativa de nossos órgãos policiais ou de fiscalização.

Não faltam relatórios, auditorias, investigações, enfim, que mostram o caminho das pedras para pegar os ladrões da verba pública. Isso existe com fartura, mas por qual motivo nossos agentes não avançam e ficam, vergonhosamente, na dependência das provocações estrangeiras?

Não é estranho que só agora o Ministério Público Federal anuncie que investigará sobre os gastos do Pan 2007? Nossos ministros e agentes federais não sabiam que cartolas & políticos são parceiros inseparáveis nas obras olímpicas?

E só Nuzman? E os demais cartolas, prefeitos, secretários de Estado, ex-ministros, ex-ordenadores de despesas...?

Tarde, desgraçadamente tarde, mas enfim há uma esperança para que avancem nessa indispensável “lava-jato olímpica”.