IMplementação de Ações de Marketing em Um Clube de Futebol: o Caso no Vilhena Esporte Clube
Por Hélio Mauro Viana Martins (Autor), Marcos Vinicius Cardoso (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 1, n 1, 2016.
Resumo
Este estudo analisa a implantação de ações de marketing em um clube com pouca expressão nacional, porém com elevada representatividade no Estado de origem, Rondônia: o Vilhena Esporte Clube (VEC). O VEC é um clube associativo de futebol com estatuto regular, capital nacional e que realiza suas atividades exclusivamente no setor de entretenimento. Possui cinco títulos estaduais, sendo um dos principais clubes do Estado de Rondônia. As ações implementadas no clube foram: ativação em redes sociais - Facebook e Instagram, projeto de publicidade, Programa Mais Torcedor – Lobo do Cerrado e ativação na imprensa das ações. Foi realizada uma entrevista aberta com os diretores da empresa FutGestão que implementaram o projeto de intervenção no Vilhena Esporte Clube para saber os detalhes sobre as ações de marketing, captação de recursos e aumento do relacionamento dos torcedores. Os resultados das ações implementadas no VEC foram satisfatórios para o início de um departamento de marketing em um clube de futebol de porte pequeno, que conseguiu obter patrocínios e aumentar o relacionamento com seus torcedores