Muay Thai – a Presença de Uma Cultura Corporal no Cinema Tailandês
Por Ivo Lopes Muller Junior (Autor), André Mendes Capraro (Autor).
Em Recorde: Revista de História do Esporte v. 12, n 2, 2019.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar como o novo cinema tailandês retrata seus filmes de ação que abordam o Muay Thai, especificamente de que forma o nacionalismo aliado à virilidade é apresentado nesses filmes. Foram apreciadas três obras ficcionais cinematográficas de destaque internacional: Muai Thai – Nai Khanom Tom [King of Thai boxing] (2003), Ong Bak (2003) e Tom Yum Goong [The Protector] (2005). Ao analisar as fontes empregou-se a metodologia de análise fílmica. As obras cinematográficas foram apresentadas separadamente, sendo evidenciado nas considerações finais as aproximações e distanciamentos. Concluiu-se que os filmes objetivam “iluminar o desejo” dos homens tailandeses em recuperar seu heroísmo nacionalista, necessário para restaurar o país nesse momento de crises financeira e identitária enfrentadas nos últimos anos.