Resumo

Introdução:

A frequência cardíaca e a pressão arterial são indicadores fisiológicos importantes que refletem a função cardiovascular e são amplamente usados porque são convenientes e práticos de medir.

Objetivo:

Estudar as características das alterações cardiovasculares em atletas em diferentes condições de treinamento.

Métodos:

Trinta e quatro estudantes do sexo masculino com especialização universitária em educação física (grupo A) e 22 estudantes do sexo masculino não esportistas (grupo B) sem histórico de treinamento formal foram randomicamente selecionados. A frequência cardíaca antes e depois do exercício e a taxa de recuperação da FC em diferentes estágios do período de recuperação foram comparadas.

Resultados:

Com relação às mudanças da frequência cardíaca na fase de recuperação após carga, ambos os grupos mostraram declínio contínuo, embora a queda da frequência cardíaca do grupo A tenha sido ligeiramente menor do que a do grupo B (153,03±15,88 bpm, caiu para 110,69±15,78 bpm, 171,00±14,67 bpm caiu para 122,82±13,77 bpm, respectivamente). Contudo, a taxa de recuperação da frequência cardíaca do grupo A (59,40%) foi significativamente maior do que a do grupo B (49,42%) (P < 0,05).

Conclusões:

O exercício físico tem um papel significativo na promoção da aptidão física e seu efeito na melhora da função cardiovascular é especialmente evidente. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Acessar