Mudança no Foco de Atenção Através da Prática de Uma Habilidade Motora
Por Cristiane Bhering Moretzsohn Silva (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Fabiano de Souza Fonseca (Autor), João Vitor Alves Pereira Fialho (Autor), Hans Joachim Karl Menzel (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Resumo
Este experimento investigou os efeitos da mudança do foco de atenção durante o processo de aprendizagem de uma habilidade motora. Quatro grupos experimentais (,, foco interno-externo e externo-interno externo interno) e um grupo de controle praticado uma tarefa dardo de arremesso. Durante a fase de aquisição, dois grupos experimentais tinha apenas uma atenção com foco (foco interno ou externo), e outros dois grupos experimentais teve foco de atenção mudou a meio da quantidade de prática (foco interno-externo ou externo-interno). Os resultados do teste mostraram que a retenção do foco interno-externo resultou em um desempenho mais consistente. Estes resultados sugerem a existência de uma relação entre os efeitos do foco de atenção e nível de aprendizagem