Resumo

As lutas corporais correspondem a uma manifestação construída socialmente ao longo da história, constituindo-se em uma temática da cultura corporal de movimento que precisa ser oportunizada aos alunos na Educação Física (EF) escolar. Objetivo: verificar a possibilidade de mudança na atuação docente de uma professora de EF. Metodologia: obteve uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso com foco na participação da docente em um grupo de estudos colaborativo sobre o ensino das lutas na escola. Resultados e discussão: indicam que a professora ampliou seu conhecimento sobre à abordagem das lutas nas aulas de EF após a sua participação na formação continuada, quando comparado ao que sabia anteriormente. Conclusão: Pontualmente, ela mudou sua atuação docente à medida que passou a ministrar aulas sobre as lutas corporais em suas aulas, ação que não ocorria antes.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORGES, Robson Machado. Estudar com professores: a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na Educação Física escolar. Curitiba: CRV, 2019.

BORGES, Robson Machado; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; FRAGA, Alex Branco. O estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada: uma análise à luz de Soren Kierkegaard. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/rP5T8W3V5WLsSSMxd8cNszL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2024.

BORGES, Robson Machado; FRAGA, Alex Branco. Formação continuada de longa duração: uma análise dos fatores que potencializam a mudança de concepção de professores de Educação Física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/RX9KwXKNBPLpfmmBcqdJY3z/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2024.

PAIVA, Fernanda; CAPARROZ, Francisco Eduardo; FRADE, José; PIRES, Rosely; FONTE, Sandra Della; BRACHT, Valter. Pesquisa em ação: a Educação Física na escola. Ijuí: Unijuí, 2003.

BRASIL. Decreto n. 69.450, de 1º.11.1971. 1971. Regulamenta o artigo 22 da Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d69450.htm. Acesso em: 27 ago. 2024.

BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 ago. 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 ago. 2024.

FERNANDES, Francisco Filipe Damasceno; SILVA, Antônio Jansen Fernandes; SILVA, Maria Eleni Henrique. Lutas na Educação Física Escolar: estabilidades ou avanço. Revista Conexões. Campinas, SP, v.22, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8675625. Acesso em: 27 ago. 2024.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/DRq7QzKG6Mth8hrFjRm43vF/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 26 maio 2024.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Atuação dos professores na Educação Física escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. In: SILVA, Paula Cristina Costa; GEREZ, Alessandra Galve; NASCIMENTO, Ana Claudia Silveiro; SILVA, Bruno de Oliveira; LOUREIRO, Fábio, Luiz; ALMEIDA, Felipe Quintão; MACHADO, Gabriela Cardoso; GOMES, Ivan Marcelo; COSTA, Juliana Moreira; MORO, Luize; COSTA, Marcelo Adolfo Duque Gomes; RECHIA. Simone (Org.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. v. 2. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016. p. 45-70. Disponível em: https://public.cbce.org.br/arquivos/repositorio/UFES_Miolo_Livro-2.pdf. Acesso em: 28 ago. 2024.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; FRAGA, Alex Branco. Afazeres da educação física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Metodologia do ensino dos esportes. Ijuí: Ed. Unijuí, 2020.

HEGELE, Bernhardt; GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, p. 99-107, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18953/pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MARANTE, Wallace Oliveira; SANTOS, Mário Cesário. Metodologia de ensino da Educação Física: reflexão e mudanças a partir da pesquisa-ação. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, p. 25-33, 2008. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/583. Acesso em: 27 ago. 2024.

MATOS, José Arlen Beltrão; HIRAMA, Leopoldo Katsuki; GALATTI, Larissa Rafaela; MONTAGNER, Paulo César. A presença/ausência do conteúdo lutas na Educação Física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 13, n. 2, p. 117-135, abr./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640658. Acesso em: 27 ago. 2024.

SOUZA, Gisele Cristina; PICH, Santiago. A reorientação da ação pedagógica na educação física sob a perspectiva da inclusão: a pesquisa-ação como caminho. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 149–169, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/35851. Acesso em: 28 ago. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pesquisa-ação e Educação Física escolar: analisando o estado da arte. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 241-251, jan./mar. 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521. Acesso em: 27 ago. 2024.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O Ensino das Lutas na Escola: possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso, 2015.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2024.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Acessar