Mudanças na atividade física em relação ao sexo de escolares do ensino médio
Por Franciele Couto Sandes (Autor), Gabriela Souza Quadros (Autor), Franck Nei Monteiro Barbosa (Autor), Cezar Augusto Casotti (Autor), Hector Luiz Rodrigues Munaro (Autor), Adriana Braga Costa Bittencourt (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Observar as mudanças em determinados períodos de tempo nos níveis de atividade física em adolescentes é importante para o entendimento deste fenômeno. Objetivo: Analisar, a partir de dois inquéritos de base escolar (2015 e 2023), mudanças no nível de atividade física em adolescentes do ensino médio em relação ao sexo. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, de corte transversal, com dados de inquéritos repetidos realizados com amostras representativas de escolares do ensino médio da cidade de Jequié-BA. O primeiro levantamento foi realizado no ano de 2015 com amostra de 1170 adolescentes e o segundo em 2023 com amostra de 1007 adolescentes escolares. Nestes estudos a variável de desfecho foi o nível suficiente de atividade física e a preditora foi o sexo, comparadas em dois momentos distintos. Para a análise dos dados, utilizou-se o pacote estatístico SPSS for Windows versão 21®, o teste de Qui-quadrado, com nível de significância de 5%. Resultados: Observou-se no ano de 2015, maior proporção de adolescentes suficientemente ativos para sexo masculino (n=136; 61,3%; p=0,00) e este resultado foi mantido em 2023. Porém, para o sexo feminino, houve aumento do nível suficiente de atividade física, sendo em 2023 (n=199; 44,2%; Δ%=5,5 p.p). Conclusão: O sexo feminino, apesar de ter aumentado o nível de atividade física em relação ao inquérito de 2015, continua sendo menos ativo em comparação com o sexo masculino nos dois momentos. Sugere-se a criação de políticas públicas voltadas para esse público a fim de melhorar o índice.