Mudanças na Atividade Física no Lazer e Fatores Associados em Adolescentes de Pernambuco, Brasil: de 2006 a 2011
Por Jorge Bezerra (Autor), Adair da Silva Lopes (Autor), Giovâni Firpo Del Duca (Autor), Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor), Mauro Virgilio Gomes de Barros (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 18, n 1, 2016. Da página 1 a 10
Resumo
A prática de atividades físicas no lazer (AFL) tem importante implicação na promoção da atividade física entre jovens. O presente estudo objetivou analisar variações ocorridas, de 2006 a 2011, na AFL e nos fatores associados em estudantes do ensino médio no estado de Pernambuco, Brasil. Foram comparados os resultados de dois inquéritos transversais de base escolar e abrangência estadual, realizados em 2006 (n= 4.207) e 2011 (n= 6.264), com amostras representativas de adolescentes (14 a 19 anos). Os dados foram coletados por meio de questionário. A prática de AFL foi obtida pela questão “Você realiza, regularmente, algum tipo de atividade física no seu tempo livre?”. Empregou-se a regressão de Poisson (IC de 95%) em análises bruta e ajustada estratificadas por sexo. De 2006 para 2011, houve estabilidade na proporção de adolescentes praticantes de AFL, tanto entre os rapazes (de 77,5%; IC95%: 75,5; 79,6 para 78,9%; IC95%: 77,2; 80,6), quanto entre as moças (de 51,2%; IC95%: 48,7; 53,6 para 54,0%; IC95%: 51,8; 56,2). A frequência semanal de aulas de Educação Física esteve diretamente associada à prática de AFL em moças e rapazes, tanto em 2006 quanto em 2011. Idade, estado civil, série de curso e possuir computador estiveram significativamente associados à AFL, mas com distinções entre sexos e inquéritos. Conclui-se que ocorreu variação temporal, entre 2006 e 2011, com redução ou aumento na prevalência de AFL, conforme estratificação dos subgrupos de adolescentes apresentados acima. De um modo geral, o fator aula de Educação Física se manteve associado à AFL no período investigado.