Mudanças Perceptivas em Atletas de Resistência Durante Isolamento Social Devido à Covid-19

Por: Agatha Graça, Douglas William de Souza Minante, Flávio Ricardo Guilherme, Higor Santos Fonseca, Lúcio Marques Vieira Souza, Matheus Amarante do Nascimento, Rodrigo Garcia Fiorillo e Wilson Rinaldi.

43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


.Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19) atingiu a rotina de vida do mundo todo e, em especial, a de atletas, prejudicando, principalmente, suas rotinas diárias de treino, devido ao isolamento social. OBJETIVO: Avaliar possíveis associações entre estresse, motivação, mudanças comportamentais e aptidão física com o tempo de isolamento social em atletas de resistência. MÉTODOS: Foram incluídos 201 atletas, de mountain bike (n = 89) corredores (n = 88) e triatletas (n = 24). Cada participante respondeu ás perguntas sobre o tempo de isolamento; peso corporal; mudança de treinamento durante o período de isolamento; nível de motivação; nível de estresse, sente uma perda de aptidão física; qual a sensação mais sensível de perda no período de isolamento; consumo de álcool; qualidade do sono; qualidade dos alimentos; permaneceu doente durante o período de isolamento. RESULTADOS: Os resultados mostraram que, diferenças significativas no% de atletas em cada período de isolamento, entre corredores (4,5%) e triatletas (16,7%) no período de 1-10 dias, entre ciclistas (41,6%) e corredores (68,2%) no período de 11-20 dias e> 20 dias (28,1% e 9,1% respectivamente. O isolamento social foi significativamente associado a pelo menos uma variável para todos os 3 grupos de atletas, no entanto, o grupo de corredores foi o mais afetados pela pandemia, apresentando associação com baixa motivação, alto estresse, pior qualidade do sono, aumento do consumo de álcool e perda da aptidão física. CONCLUSÃO: Nosso estudo mostrou que o período de isolamento social, especificamente ao longo do tempo > 10 dias, gerou mudanças significativas na percepção de motivação, estresse, consumo de álcool e aptidão física de atletas de resistência, sendo os corredores o grupo mais afetado. 

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.