Muito Obrigado, Prof. Ademir de Marco!
Integra
Ainda estamos tentando assimilar a falta do amigo Ademir, que nos deixou, mas deixou um enorme legado emocional e acadêmico. Com respeito a esse segundo, queria rememorar os esforços no estudo do desenvolvimento infantil, e da educação física infantil. Sendo concreto, deixo algumas produções recentes que certamente irão povoar nossas pesquisas por um bom tempo:
O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas
Hugo Cavalcante Vasques, Giovanna Sayuri Garbelini Ota, Ademir De Marco
Educação física na educação infantil: proposta interdisciplinar de atividades circenses
Laís Marconato Corsi, Ademir De Marco, Teresa Ontañón
Capítulo do livro: “Circo, desenvolvimento e educação infantil” in: Bortoleto, Marco Antonio Coelho; Barragán, Teresa Ontañón; Silva, Erminia. 2016. Circo: horizontes educativos. Campinas: Autores Associados.
Resenha: Ademir De Marco busca discutir as contribuições que o circo tende a oferecer para o desenvolvimento pleno da criança nas dimensões cognitiva, afetiva, social e motora. São apresentadas as relações do circo com o desenvolvimento infantil por meio de jogos malabarísticos. Para apresentar as contribuições psicológicas e neurológicas, utilizam-se referenciais teóricos do desenvolvimento motor como Maslow e Gesell. O autor discute as contribuições psicológicas provenientes das atividades circenses, elencando o jogo como uma tarefa que contribui para este processo. Os jogos malabarísticos são apontados como um apoio para o desenvolvimento motor em geral, sendo apresentada a possibilidade do trabalho interdisciplinar das AC na escola objetivando o desenvolvimento integral da criança.
Extraído de: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072020000100704&tlng=pt
Pro-Posições vol.31 Campinas 2020 Epub Apr 22, 2020
e tem muito mais: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/simposiorfc/article/view/705
Vale recordar nosso saudoso mestre, também, por uma atividade que ele criou e a qual eu tive o prazer se ser o "fiel escudeiro" por 4 ou 5 oferecimento (anos). Me refiro ao Projeto Farra nas Férias, realizado anualmente na FEF-UNICAMP, com apoio da Reitoria e do GGBS e que oferece semanas de colônia de férias para filhas/os de funcionários da Unicamp. Uma ação que se tornou um fantástico espaço formativo para nossos alunos e uma enorme expectativa para dezenas de crianças (incluindo minhas filhas) todos os anos.
Nas últimas duas (acho) edições, a Profa. Olivia coordenou o projeto, e por isso esperamos que a atividade continue existindo! Novamente, OBRIGADO, querido Prof. Dr. Ademir de Marco.
Mais: FARRA NAS FÉRIAS: o projeto Farra nas Férias, realizado anualmente na FEF-UNICAMP com apoio da Reitoria e do GGBS, oferece semanas de colônia de férias para filhas/os de funcionárias/osos da Unicamp. A ação se tornou um importante espaço formativo para dezenas de graduandas/os, gerando muita expectativa em dezenas de crianças. Jornal da Unicamp 2019 - Reportagem site DEDIC - Comunicação em congresso - Livro do projeto - Prefácio .