Mulher, Mídia e Esportes: a Copa do Mundo de Futebol Feminino Sob a ótica dos Portais de Notícias Pernambucanos
Por Laís Cristine Ferreira Cardoso (Autor), Ana Maria da Conceição Veloso (Autor), Soraya Barreto Januário (None).
Em Revista Eptic v. 18, n 1, 2016. Da página 168 a 184
Resumo
O presente artigo visa analisar a cobertura realizada pelos portais de notícias pernambucanos sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015. Utilizamos como aporte teórico os Estudos sobre Futebol à luz das teorias de Gastaldo (2009) e Helal (2003); da Economia Política da Comunicação, sob a ótica de autores como Bolaño (2005), Mosco (2010), Miège (2000) e de Gênero como Beauvoir (1980) e Louro (2004). A metodologia proposta foi o estudo de caso descritivo e interpretativo, por meio da análise qualitativa dos discursos e espaços ocupados pelo campeonato na mídia. Como resultados, emergiram padrões de representação e discursos.