Resumo

A sociedade atual é marcada pela presença dediferentes culturas,configuradas por identidades múltiplasquese relacionam, confrontam-se, reformulam-se, afirmam-see se hibridizam a todo instante(HALL, 1992). Essa diversidade culturalé também o que se observa dentro das escolas.Para Silva (2009),todos os currículos projetam uma identidade esperada e defendida como a mais adequada para a continuidade da sociedade, negando outras formas de ser e agir e gerando desigualdades nas relações entre os sujeitos. Com base nesses pressupostos, Neira (2011)e Neira e Nunes (2011; 2009)defendem, no âmbito da Educação Física,um currículo enquanto espaço-tempo no qual seja possível compreender e questionar os processos de fixação de sujeitos: um currículo das diferenças, denominado de currículo cultural. O currículo cultural da Educação Física tem como objetivo a formação de um sujeito ativo-crítico socialmente, que seja suficientementecapaz de se posicionar e lutar por condições de vida e por relações mais democráticas.

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