Mulher Que Joga Bola é Feia: Problematizando Alguns Estereótipos nas Aulas de Educação Física
Por Abília Ana Castro Neta (Autor), Angelo Miguel Santos Maciel (Autor), Romeu Lelis Guedes (Autor), Glaurea Nádia Borges de Oliveira (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
A sociedade atual é marcada pela presença dediferentes culturas,configuradas por identidades múltiplasquese relacionam, confrontam-se, reformulam-se, afirmam-see se hibridizam a todo instante(HALL, 1992). Essa diversidade culturalé também o que se observa dentro das escolas.Para Silva (2009),todos os currículos projetam uma identidade esperada e defendida como a mais adequada para a continuidade da sociedade, negando outras formas de ser e agir e gerando desigualdades nas relações entre os sujeitos. Com base nesses pressupostos, Neira (2011)e Neira e Nunes (2011; 2009)defendem, no âmbito da Educação Física,um currículo enquanto espaço-tempo no qual seja possível compreender e questionar os processos de fixação de sujeitos: um currículo das diferenças, denominado de currículo cultural. O currículo cultural da Educação Física tem como objetivo a formação de um sujeito ativo-crítico socialmente, que seja suficientementecapaz de se posicionar e lutar por condições de vida e por relações mais democráticas.