Resumo

A vertente feminina do fisiculturismo despontou nos anos 1980. Desde aquela época, vem se constituindo, afirmando e atualizando a produção dessa modalidade, que se multiplica e se reinventa para manter-se viva e pulsante no campo esportivo. Instrumentalizada pelos Estudos Feministas, Estudos de Gênero e Estudos Culturais, interessou-me analisar discursos produzidos no interior do fisiculturismo acerca da produção dos corpos das atletas, atentando para as representações construídas sobre suas arquiteturas corporais. A fim de concretizar esta investigação, produzi fontes de pesquisa na forma de textos e imagens colhidos em diferentes artefatos culturais, analisando-os inspirada na perspectiva proposta pela análise de discurso foucaultiana. Assim, aponto no passado e no presente as condições de emergência do músculo espetáculo, assinalando a posição de sujeito ocupada pelas mulheres nesse cenário. Analiso discursos que produziram conexões entre a matematização do músculo e os ajustes produzidos entre os corpos femininos e o campo esportivo, apontando as diferentes arquiteturas corporais buscadas nessas disputas, nas quatro modalidades que compõem o fisiculturismo feminino, a saber: physique/culturismo, figure/body fitness, fitness/miss fitness, toned figure/wellness. Destaco os modos como as atletas gerenciam o seu cotidiano para marcar nos seus corpos as exigências desse esporte, descrevendo as formas de exibir os corpos femininos nas competições. Por fim, examino o forte investimento que as atletas fazem para representar em seus corpos uma dada feminilidade e indico que seus corpos produzem feminilidades no plural. Produzir essa escultura de enunciados e organizá-los de modo a fazer sentido e ter certa coerência foi para mim o grande desafio desta tese.

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