Resumo

Pitts e Stotlar (2007) afirmam que o marketing esportivo é o processo de elaborar e implementar atividades de produção, formação de preço, promoção e distribuição de um produto esportivo para satisfazer as necessidades ou desejos de consumidores e realizar os objetivos da empresa. Para Azevêdo (2009), o que era simplesmente uma crescente adesão de praticantes e torcedores de algumas modalidades – principalmente do futebol - tornou-se uma potência econômica atualmente. A necessidade de implementação de novas estratégias para atrair, satisfazer e conquistar a lealdade dos consumidores se tornou mais necessária com o grande desenvolvimento da Indústria Esportiva (Fagundes et al., 2012). Enquanto área de investigação acadêmica, a busca por marketing esportivo tem recebido mais atenção nas publicações nacionais e internacionais (Rocha & Bastos, 2011). Paralelamente ao crescimento da Indústria Esportiva e da necessidade de atender cada vez melhor os consumidores, nota-se que as mulheres têm tido impacto crescente na economia esportiva mundial (Harrison et al., 2016). Entretanto, ainda é verificado uma disparidade no acesso e nas experiências no esporte pelas mulheres (Cunningham, 2015) e isto se reflete nas investigações, pois grande parte das pesquisas a respeito do consumo do esporte não possuem uma análise do público feminino, como corrobora Delia (2014). Nesse sentido, o objetivo deste artigo é analisar a produção acadêmica que tem como foco investigar o consumo esportivo por mulheres. Esta pesquisa se caracteriza como uma Revisão Sistemática segundo o conceito de Gomes & Caminha (2013). Inicialmente, foram encontrados 250 artigos e, atentando aos critérios estabelecidos, 7 artigos foram incluídos nessa revisão. Podemos concluir que a produção acadêmica que tenha como foco investigar o consumo esportivo por mulheres ainda é escasso, é recente, não há globalização da pesquisa e busca por núcleos femininos específicos. Destaca-se a importância de que as entidades devem valorizar o esporte feminino já que a representatividade leva ao maior consumo e, consequentemente, ao maior ganho financeiro. Entender diferentes contextos e populações permitirá a compreensão das condições relacionadas ao entendimento dos consumidores, aumentando assim a generalização.

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