Editora CRV. Brasil None. 156 páginas.

Sobre

A obra que apresentamos aos/às leitores/as é fruto de uma dissertação de mestrado defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

A temática surgiu das inquietações experenciadas por mim (Maria das Dores Sant’Ana), enquanto mulher, árbitra de futsal e nordestina, no trabalho esportivo da arbitragem. Um espaço marcado pelas questões de gênero, pelas relações de poder e submissão e pelos marcadores heteronormativos que são naturalizados entre nós e por nós.

Oferecemos aos/às leitores/as um estudo sistemático das trajetórias de vida de árbitras que atuam/atuaram no futsal da Região Nordeste, das demandas de ser mulher nordestina e exercer a função na arbitragem, assim como, reflexões significativas do contexto sociocultural-político existente no universo do futsal do Nordeste brasileiro quanto à arbitragem de mulheres. Esperamos que muitas outras trajetórias possam ser contadas e visibilizadas para que o respeito prevaleça e o reconhecimento transborde.

Boa leitura!

Maria das Dores Sant’Ana / Christiane Garcia Macedo