Multiculturalismo: Diversidade/ Diferença nas Aulas de Educação Física na Educação Infantil
Por Fabíola Rocha (Autor), Humberto Almeida dos Santos (Autor), Jorge Felipe Columá (Autor), Simone Freitas Chaves (Autor).
Em Arquivos em Movimento v. 16, n 1, 2020. Da página 150 a 166
Resumo
O objetivo desse estudo foi utilizar-se da ótica Multicultural através de uma proposta pedagógica de ensino na Educação Física Infantil, com sentido de problematizar e valorizar as diferenças e diversidades trazidas pelas “crianças pequenas”, que permeiam a educação e a sociedade. A partir de análises e reflexões textuais, concluímos a importância de reconhecer e valorizar a cultura pertencente a cada indivíduo desde seus anos iniciais, e se apropriando da visão Multicultural como conteúdo teórico, para tornar o trabalho pedagógico intencional no lidar com as questões de diferenças e diversidades, seja elas de classe social, credo religioso, etnia, gênero, cultural, entre outras, de maneira respeitosa contribuindo para a desconstrução de preconceitos, formação e constituição do ser social, com reflexo dentro e fora da escola.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. 2005
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília. DF v.l; il. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASÍLIA, DF. Presidência da Republica Casa Civil – Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. 175º da Independência e 108º da República. Acesso em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm, 1996.
CANEN, A.; OLIVEIRA, A. M. A. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso*. Revista Brasileira de Educação. Nº 21. Rio de Janeiro, 2002.
CANEM, A. Dossiê Educação e Desenvolvimento O Multiculturalismo e seus Dilemas: implicações na educação. Comunicação e Política. v. 25. n. 2. p. 91-107. 2014.
DAOLIO, J. A antropologia social e a educação física: possibilidades de encontro. In: CARVALHO, Yara M. de; RUBIO, Katia. Educação física e ciências humanas. São Paulo: Hucitec, 2001, p.27-38.
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, Papirus. 1995.
DAOLIO, J. Educação Física e o Conceito de Cultura: Implicações do nosso tempo. Autores Associados. Campinas, SP. 2004.
FERREIRA, F. J. S. Multiculturalismo e Educação. In: Meu artigo. ANO. Disponível em:. Acesso em: 05/2017.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, ARTMED, 1993.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física
São Paulo. Editora Scipione. 1997.
FUCK, I. T. Alfabetização de Adultos. Relato de uma experiência Construtivista. 2ª ed., Vozes, Petrópolis, Brasil. 1994.
GONÇALVES, L. A. O. ; SILVA, P. B. G. Multiculturalismo e educação: do protesto de rua a propostas e políticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 109-123, jan./jun. 2003.
GUSMÃO, Neusa M. M. de. Diversidade, cultura e educação. São Paulo, Biruta, 2003.
KRAMER, S. O papel social da educação infantil. Revista Textos do Brasil, Brasília, Ministério das Relações Exteriores, 1999.
MACHADO, M. L. A. Criança pequena, educação infantil e formação dos profissionais. PERSPECTIVA. Florianópolis, v.17, n. Especial, p. 8S - 98, jul./dez. 1999.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Crítico. São Paulo: Cortez 1997
MOTA, C. C. F.; LIMA, E. S. Brincando e Aprendendo cm as Diferenças: A Construção do currículo multicultural na educação infantil. Realize Editora - Campina Grande, 2012.
NEIRA, M. G. A EDUCAÇÃO FÍSICA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS: concepções docentes acerca da própria prática pedagógica. Currículo sem Fronteiras. v. 8, n.2, p.39-54, jul.-dez. 2008.
NEIRA, M. G. O multiculturalismo Crítico e suas Contribuições para o Currículo da Educação Física. Temas em Educação Física Escolar, v. 1, n. 1, p.3-29, jan.-jun. 2016.
NEIRA, M. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o debate curricular da Educação Física. Dialogia, São Paulo, n. 14, p. 195-206, 2011.
OLIVEIRA, Z. M. R. O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PROPÕEM AS NOVAS DIRETRIZES NACIONAIS?. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
RODRIGUES, P. C. R. Multiculturalismo - A diversidade cultural na Escola. Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, jan. 2013.
SABATOVSKI, E.; FONTOURA, I. P. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96. Brasil.2012.
SILVA, M. J. A.; BRANDIM, M. R. L. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Diversa, ano I, n.1, p. 51-66, jan.-jun. 2008.
SILVA, R. C. O. Formação Multicultural de Professores de Educação Física: entre o possível e o real. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008.
SILVA, T. T.; HAAL, S.; WOODWARD, K. Identidade e Diferença – A perspectiva dos Estudos Culturais. Editora Vozes. 3ª Edição Rio de Janeiro, 2000.
SOARES, C. L. et all. Metodologia do Ensino da Educação Física. Cortez Editora. 1992.
Touraine, A. A escola do sujeito. Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Vozes, (pp.317 – 343). Petrópolis, Brasil. 1999.