Multidisciplinaridade na Prática: a Relação Entre Educação Física e Matemática e Suas Colaborações Mútuas no Desenvolvimento Cognitivo de Escolares da Educação Infantil
Por Carlos Magno Monteiro da Silva (Autor), Alessandro Jesus do Carmo (Autor), Anderson Pontes Morales (Autor), Vernon Furtado da Silva (Autor).
Resumo
Este artigo resulta de um estudo qualitativo e quantitativo envolvendo um trabalho de campo com crianças alunas de uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde foram utilizados os resultados da avaliação acadêmica de Matemática e aplicados os testes da Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, buscando-se verificar, através destes, quais atividades motoras estão mais relacionadas com aspectos cognitivos de alta demanda da referida bateria, relacionando-se estas com o aprendizado de matemática. Este artigo propõe-se a verificar uma probabilística interação entre os conteúdos de aprendizagem hábil-motriz e a matemática. Os resultados definidos por instrumentais estatísticos mostraram a existência desta relação em crianças em nível da quinta,mas não nas da segunda série.