Multiplicando as Ciências: Um Estudo Etnográfico Sobre Fazeres Científicos da Educação Física
Por Mauro Myskiw (Autor), Marco Paulo Stigger (Autor), Raquel da Silveira (Autor).
Em Movimento v. 25, n 1, 2019. Da página 5019 a -
Resumo
Desde os anos 2000 ocorreram ampliações e intensificações da comunidade de pesquisadores(as) e dos aparatos científicos comprometidos com a Educação Física (EF). Esse processo aconteceu/acontece em meio a diversos tensionamentos que passaram a ser problematizados em estudos e debates. Instigados por esses fatos e problematizações, o objetivo desta pesquisa é compreender de que modo se faz ciência na EF brasileira. Para isso realizamos um estudo etnográfico em dois grupos de pesquisa da EF, em que seguimos humanos e não humanos, associações e controvérsias. Ao acompanhar o dia a dia desses grupos chegamos à conclusão de que há múltiplas ciências da EF. Diante dessa constatação, o principal encaminhamento e provocação desta pesquisa é que ao indagar sobre a ciência da EF (note-se, no singular) passa a ser indispensável indagar sobre os tipos de relações que foram e estão sendo estabelecidas Educação Física. Ciência. Antropologia Cultural. Conhecimento.